Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polícia melhor

- O Dia


Editorial do Jornal O Dia, de 28/11/05

A abertura de inscrições para o concurso da Polícia Civil, amanhã, leva à reflexão sobre o nível de preparação dos profissionais de segurança pública . A qualificação da equipe e a Polícia Civil, com exames exigentes e salário inicial de R$ 1492, não tem enfrentado problemas gritantes nessa questão.

Na Polícia Militar, a realidade é diferente. Além do soldo inicial de R$ 780 – quase metade da remuneração da Polícia Civil, os novos integrantes não raramente chegam sem as mesmas qualificações, após a aprovação no concurso. Nas vezes em que o exame de seleção foram mais rigorosos , a sobra de vagas foi preocupante. Sinal de que havia poucos interessados com preparo real para a função. Afinal, aos riscos inerentes à profissão, somam-se a baixa remuneração, a falta de perspectiva de ascensão e a precária infra estrutura para o trabalho de combate ao crime. Mudar esse quadro e conseguir o mesmo preparo verificado na Polícia Civil não beneficiará apenas os PMs, mas toda população que anseia por mais segurança.

O caminho é longo e complexo. Exige estudos, investimentos e mudanças profundas em vários setores. E faz parte desse processo a seleção efetiva e o aprimoramento constante dos aprovados. Um objetivo que nunca pode ser abandonado pela Polícia Militar.

..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930