Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

CORE participa de treinamento conjunto visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas

O treinamento contou com a participação dos agentes da CORE, de tropas especiais do Exército e Marinha e das Polícias Feral e Militar

8/6/2011 -

Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) participaram, entre os dias 30 de maio e  03 de junho, de um treinamento conjunto com tropas especiais do Exército e Marinha e das Polícias Federal e Militar. O curso que integra a preparação dos agentes da CORE para a Copa do Mundo, em 2014 e Olimpíadas em 2016 teve como objetivo preparar as equipes para atuarem de forma padronizada nas intervenções táticas e nas ações de contraterrorismo, visando à segurança dos 5º Jogos Mundiais Militares, no próximo mês.

Os policiais participaram de exercícios avançados de tiro, além de palestras para a troca de informações entre as unidades de segurança com apresentações de técnicas e táticas utilizadas pelos Batalhões de Forças Especiais (FE) do Exército brasileiro, de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (COMANF) e pelo Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) da Marinha do Brasil. O encontro foi realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais (Ciopesp) do Exército brasileiro e no Batalhão Tonelero da Marinha do Brasil.

Durante o treinamento, a CORE aproveitou a oportunidade para demonstrar a tática de Combate em Ambientes Confinados (CQB), desenvolvida pelos seus agentes, e denominada como “Entrada CORE”, um procedimento aperfeiçoado visando proporcionar mais segurança nas operações reais. “As incursões em morros e favelas iniciam-se em patrulhas que muitas vezes terminam em ambientes confinados com marginais armados e moradores reféns, exigindo extrema cautela para adentrar no local.”, explicou o Inspetor Mário Mamed, do STE (Seção de Treinamento Especializado) da CORE.

De acordo com os policiais o encontro foi satisfatório, pois as equipes puderam adquirir conhecimento, treinar, demonstrar seus procedimentos e promover uma aproximação entre os órgãos de segurança. “Além do excelente treinamento, a semana foi ainda mais importante, pois proporcionaram uma imprescindível proximidade entre as equipes que irão atuar nos próximos grandes eventos. Esperamos uma interação cada vez maior.”, destacou o inspetor Eduardo Herdy, do SOTE (Seção de Operações Táticas Especiais) da CORE.

O encontro contou ainda com a participação do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal e o do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.


 



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009 - Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro

Central de Atendimento ao Cidadão - tels.:(21)2334-8823 / 2334-8835 / Chat: https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.