Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polícia Civil comemora o "Dia do Policial" com semana de eventos

Os eventos foram realizados entre os dias 16 e 29 de setembro

30/9/2011 - Camila Donato

Por Alana Carvalho, Camila Annechino, Camila Donato, Petrovane Porto e Samara Melo

 

 

Policial protetor guardião da sociedade, sentinela avançada defensor da liberdade.

 

Em 1965, a Lei Estadual nº. 734 instituiu o “Dia do Policial”, a ser comemorado em 29 de setembro, data em que a Igreja Católica celebra o dia de São Miguel Arcanjo, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, anjo do arrependimento e da justiça. Segundo a católica, ele livra os devotos das ciladas do demônio e dos espíritos malignos, protege a quem lhe recorrer dos perigos, das forças do mal e dos inimigos. A data é uma alusão ao trabalho do policial civil que, como diz o Hino da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, atua como o Arcanjo protegendo àqueles que a ele recorrem.

 

ENTREGA DE MEDALHAS HONRA, FIDELIDADE E DEVOTAMENTO

 

“Ainda pouco ou algum tempo, quando iniciamos as nossas carreiras, proferimos cada um de nós as palavras solenes de nosso julgamento. Em poucas palavras afirmamos o compromisso com a Polícia Civil e o nosso dever perante a sociedade. Certamente não tínhamos idéia de que o dia de nossa posse era apenas o primeiro passo de uma longa caminhada e que ainda teríamos muito a trilhar. E assim, aqui estamos nós”. Com essas palavras, a chefe de Polícia Martha Rocha iniciou o seu discurso emocionado na cerimônia de entrega das medalhas de Honra, Fidelidade e Devotamento. O evento encerrou a semana do policial civil e foi realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) no Dia do Policial Civil, 29 de setembro de 2011.

O evento homenageia aqueles agentes que se destacaram pela eficiência demonstrada em serviço de qualquer natureza. Os 101 policiais agraciados são pessoas que, no passado ou no presente, contribuíram para o engrandecimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

O início da cerimônia de entrega das medalhas foi marcado pela emoção dos familiares dos policiais civis que, pelo profissionalismo em suas missões, entregaram suas vidas em serviço em prol da comunidade. Os oficiais de cartório Marcos Luiz Leitão e Rafael Annibal Ferreira Farias, o inspetor André Luiz de Queiroz Lima e os investigadores Mario Sergio de Araújo Maia e Walter Cardoso foram homenageados e seus familiares receberam a Medalha Devotamento e flores da chefe de Polícia Martha Rocha.

Outros 15 policiais civis foram homenageados em vida com a mesma medalha. Os agentes que demonstraram confiança aos seus superiores, à população e ao Governo, por atos de interesse público e a lei, receberam a Medalha Fidelidade. A Medalha de Honra é outorgada aos policiais que se destacaram no serviço de suas funções por comportamento correto e notório.

Dezesseis policiais civis aposentados também foram homenageados durante a cerimônia pelos relevantes serviços prestados à instituição e reconhecimento e gratidão aos anos de dedicação dos servidores. Eles receberam um Certificado de Reconhecimento das mãos da chefe de Polícia.

O secretário de Segurança José Mariano Beltrame falou dos avanços que a Polícia Civil tem dado e das responsabilidades que virão. “A Polícia Civil faz, fará e apresentará resultado. Lutem pela polícia que vocês querem. Nós avançamos e, junto com o avanço, vem o compromisso, as responsabilidades” .

Além da chefe de Polícia e do secretário de Segurança, estavam presentes na mesa solene a diretora da Acadepol, Jéssica Oliveira, o deputado estadual, Domingos Brazão, e a desembargadora do Tribunal de Justiça, Gizelda Leitão.

 

EVENTOS ESPORTIVOS

 

Dando início as comemorações, nos dias 16, 17 e 24 de setembro aconteceram os Eventos Esportivos da Semana do Policial Civil.

 

Jiu Jitsu

No dia 16 foi realizado o campeonato de Jiu Jitsu na Academia de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL). A disputa, coordenada pelos professores da Acadepol Leandro Henrique de Almeida e Luiz Paulo, contou com duas categorias: luta casada e eliminatória por categoria absoluto faixa preta e faixa azul à marrom. Os árbitros escolheram ainda a melhor luta disputada entre o delegado Pablo Valentin e o inspetor Francisco Marques Pacheco e a melhor finalização a do inspetor Eduardo Herdy Barros Silva que encerrou a luta em 20 segundos com uma chave de braço.

Nas lutas casadas os campeões foram: os inspetores George Carlos Ricon Daldessarini, Anderson Paes da Silva, Fernando Costa Alves, Carlos Eduardo de Freitas e Nilton Alexandre Rodrigues. Na categoria absoluto faixa preta a colocação ficou: 1º lugarinspetor Eduardo Herdy Barros Silva, 2º lugarinspetor Francisco Paulo Lima Junior e 3º lugaros inspetores Igor Alexei Costa Ferreira e Miguel Murad da Costa. Na disputa absoluto faixa azul a marrom os vencedores foram: 1º lugarinspetor Carlos Eduardo de Freitas, 2º lugarinspetor Nilton Alexandre Rodrigues e 3º - lugar os inspetores Francisco Marques Pacheco e Anderson Paes da Silva.

 

Torneio de futebol e corrida

No dia 17 pela manhã foram realizados na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro) torneios de futebol e corrida. O torneio de futebol não premiou somente as equipes que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares. O artilheiro, assim como o melhor goleiro, também foram premiados. a corrida foi dividida entre as categorias masculino e feminino, por faixa etária.

lugarEquipe da DRCPIM (Delegacia de Repressão aos crimes Contra  Propriedade Imaterial, 2º  lugarEquipe da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), 3º lugarEquipe da DDSD ( Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados). Artilheiro (4 gols) - Oficial de Carório André Luigi Nunes Bazoli (DRCPIM). Melhor goleiro - Delegado de Polícia Rodrigo Brand Rodrigues (DRCPIM)

Corrida(masculino e feminino)1º Lugar Geral MasculinoInspetor Helio Nogueira Pereira (CORE/SAP), 2º Lugar Geral Masculino – Of. de Cartório Francisco José Mônaco(ACADEPOL), 3º Lugar Geral Masculino – Aux. de Necrópsia Laécio F. Do Nascimento (IML/Sede). 1º Lugar Geral FemininoPapiloscopista Brígida dos Anjos Figueiredo (IFP), 2º Lugar Geral FemininoComissária Lucia Helena B. David (DGAF), 3º Lugar Geral FemininoTécnico de Necrópsia Evanir Maria da Silva Monteiro (IML/Sede)

Faixa etária até 29 anos (feminino) 1º Lugar – Inspetora Luana Gonçalves P. Campos (16ª DP). Faixa etária 30 à 39 anos (masculino e feminino) 1º Lugar – Auxiliar de Necrópsia Cícero Ricardo M. Fenelon (IML/ Sede), 2º Lugar – Dênis Falconi do Amaral (CECOPOL), 3º Lugar – Inspetor Marcondes do Nascimento Silva (CORE/EAB). 1º Lugar – Andrea Camilo da Silva (CECOPOL), 2º Lugar – Auxilial de Necrópsia Liziane da Silva de Lira (IML/Sede), 3º Lugar – Inspetora Tatiane Telles Reis (44ª DP). Faixa etária 40 à 49 anos (masculino e feminino). 1º Lugar – Inspetor Antonio Claudio Sardella (12ª DP), 2º Lugar – Inspetor Marcelo do Carmo Nunes (14ª DP), 3º Lugar – Papiloscopista Sérgio Oliveira da Rocha (PRPTC/Caxias). 1º Lugar – Inspetora Sandra Richulino da Silva (DHNSG), 2º Lugar – Inspetora Andréia Ribeiro Nezi (DEAT), 3º Lugar – Inspetora Claudia Peçanha Correa (DGAF). Faixa etária acima de 50 anos (masculino). 1º Lugar – Comissário Edson da Silva Torquato (ACADEPOL), 2º Lugar – Inspetor Wilson Duarte (COINPOL), 3º Lugar – Investigador Mauro Braga Barreiros (DGAF)

 

Torneio de Tiro Policial

No dia 24 aconteceu o Torneio de Tiro Policial no estande de Tiro do Caju. O evento foi separado em quatro modalidades: feminino, masculino, especial e equipes. No feminino os cinco primeiros colocados foram: inspetora Verônica Monteiro Von Borries, inspetora Diane Fadigas de Souza, papiloscopista Cristina Manhães da Silva, inspetora Renata Vigiani Mentzingen dos Santos e Inspetora Luana Gonçalves Pinto Campos. No masculino os vencedores foram: Investigador Marcos Paulo de Assunção Bastos, técnico de necropsia Luis Adolfo Carvalho Alcântara Silva, oficial de cartório Artur Sea Rey, delegado Carlos Augusto Guimarães da Silva e inspetor Carlos Alberto de Mattos.

Na categoria especial, os cinco primeiros colocados foram: Inspetor Robson dos Santos, Inspetor Marcos Belo de Moura Luz, Inspetor Ramón Luiz Menezes de Lamônica, oficial de cartório Carlos Henrique Jenné Junior e inspetor Guilherme Brazão Cabral Júnior. Na disputa por equipes os três primeiro lugares foram para: 1º lugar - 77º DP (Icaraí), 2º lugarDivisão de Homicídios e 3º lugarAcadepol.

 

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

 

A Missa de Ação de Graças aos Policiais Civis foi realizada no dia 26 no Mausoléu do Policial no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Na ocasião, o helicóptero da Polícia Civil lançou pétalas de rosas em homenagem aos policiais. A missa contou com a presença da chefe de Polícia Martha Rocha, dos subchefes Operacional Fernando Veloso e Administrativo Sergio Caldas, entre outras autoridades.

 

CULTO INTER RELIGIOSO

 

O Culto Inter Religioso foi realizado na terça-feira (27) no auditório do Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunições (DGTIT). O delegado Fernando Veloso, subchefe da Polícia Operacional, representou a chefe de Polícia Martha Rocha. A solenidade contou com a presença do interlocutor da Comissão do Estado de Combate à Intolerância Religiosa e representante do Candomblé, babalawo Ivanir dos Santos, do representante da Igreja Católica, Frei Tatá, da Comunidade Judaica, Diane Kuperman, dos Hare Krishnas, Raga Bhumi, e dos kardecistas, Édna dos Santos.

 

O subchefe da Polícia Civil destacou a necessidade do policial de buscar a como proteção. Ao ser perguntado sobre a ligação entre a religião e a polícia, o delegado Henrique Pessoa, coordenador do Núcleo de Combate à Intolerância Religiosa, destacou a importância da união das religiões para atender a todos dentro das unidades policiais. Segundo o delegado, a chefia de polícia realiza este tipo de evento para que todos os agentes sintam-se incluídos na Instituição. Após o culto, aconteceu um Almoço de Confraternização na Churrascaria Porcão Rio’s no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio.

 

AGRACIADOS MEDALHA HONRA, FIDELIDADE E DEVOTAMENTO

 

MEDALHA HONRA 2011

 

ANTONIO CARLOS FONSECA CALAZANS -  DELEGADO DE POLÍCIA

EDUARDO GOMES NOVELLINO - DELEGADO DE POLÍCIA

EMERSON FRANCO ROCHA - DELEGADO DE POLÍCIA

FÁBIO CARDOSO JÚNIOR - DELEGADO DE POLÍCIA

FERNANDO CESAR MAGALHÃES REIS - DELEGADO DE POLÍCIA

GABRIEL FERRANDO DE ALMEIDA - DELEGADO DE POLÍCIA

GABRIELA VON BEAVAUIS DA SILVA - DELEGADO DE POLÍCIA

GLAUDISTON GALEANO LESSA - DELEGADO DE POLÍCIA

HILTON PINHO ALONSO - DELEGADO DE POLÍCIA

JAMI-NOÁ MEDEIROS DE ARAÚJO - DELEGADO DE POLÍCIA

JOSÉ FAGUNDES DE REZENDE - DELEGADO DE POLÍCIA

JULIO DA SILVA FILHO - DELEGADO DE POLÍCIA

LUCIANA LOPES DIAZ BENJÓ - DELEGADO DE POLICIA

MÁRCIA CRISTINA XAVIER LOPES - DELEGADO DE POLÍCIA

MARCOS ANTÔNIO DA SILVA - DELEGADO DE POLÍCIA

NILTON FABIANO LESSA GAMA - DELEGADO DE POLÍCIA

ROBERTO MARTINS - DELEGADO DE POLÍCIA

RUI BARBOSA DE SOUZA - DELEGADO DE POLÍCIA

ANA DA SILVA MUSSOI - PERITO CRIMINAL

ANDREIA GAMILLSCHEG FELIPE - PERITO CRIMINAL

WELLINGTON DA SILVA FILHO - PERITO CRIMINAL

ANA ANGÉLICA MADEIRA DA SILVA - PERITO CRIMINAL

SERGIO SIMONSEN - PERITO LEGISTA

FÁTIMA JOSÉ MARIA - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

LUIZ FAULHABER BARBOSA - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

MARCOS ANTONIO DOS SANTOS CHARDELLI - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

RENATO SALDANHA ALVAREZ - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

MÁRCIO PEREIRA DE CARVALHO - PAPILOSCOPISTA POLICIAL

ALZIRA BARBOSA VIEIRA - OFICIAL DE CARTÓRIO

CLAUDIA DA SILVA TAVARES - OFICIAL DE CARTÓRIO

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA JÚNIOR - OFICIAL DE CARTÓRIO

ADILSON DO AMARAL - INSPETOR DE POLÍCIA

ALEXANDRE PAES GOULART MACHADO - INSPETOR DE POLÍCIA

ANTONIO SERGIO GOMES LOPES - INSPETOR DE POLÍCIA

DALBER PAULLICI ARAÚJO DE OLIVEIRA - INSPETOR DE POLÍCIA

EDUARDO NOGUEIRA VIEITOS - INSPETOR DE POLÍCIA

ELOY DOS SANTOS JÚNIOR -INSPETOR DE POLÍCIA

ERIC DA SILVA COSTA - INSPETOR DE POLÍCIA

FÁBIO FREITAS FIGUEIREDO - INSPETOR DE POLÍCIA

LINCOLN VINÍCIUS BASTOS VARGAS - INSPETOR DE POLÍCIA

ADÁULIO LÚCIO DE ABREU - INVESTIGADOR POLICIAL

 

MEDALHA FIDELIDADE 2011

 

ALEXANDRE ZIEHE - DELEGADO DE POLÍCIA

DANIEL JOSÉ BANDEIRA DE MELLO GOMES - DELEGADO DE POLÍCIA

DANIEL MAYR PEREIRA DA COSTA - DELEGADO DE POLÍCIA

FELIPE BITTENCOURT DO VALLE - DELEGADO DE POLÍCIA

JOSÉ FIGUEIREDO RIBEIRO - DELEGADO DE POLÍCIA

JOSÉ PEDRO COSTA DA SILVA - DELEGADO DE POLÍCIA

JULIANA EMERIQUE AMORIM - DELEGADO DE POLÍCIA

LEANDRO AQUINO DA SILVA - DELEGADO DE POLÍCIA

LUCIANA MENDONÇA SENISE - DELEGADO DE POLÍCIA

LUIS SARTI NETO - DELEGADO DE POLÍCIA

OSCAR DE SÁ ALVES - DELEGADO DE POLÍCIA

PATRÍCIA DE PAIVA AGUIAR - DELEGADO DE POLÍCIA

THATIANA VIEIRA MACIEL CARDOSO LOSCH - DELEGADO DE POLÍCIA

VALÉRIA DE ARAGÃO SÁDIO - DELEGADO DE POLÍCIA

MARY LAURA GARNICA PEREZ - PERITO LEGISTA

LEONARDO RODRIGUES DA SILVA - PAPILOSCOPISTA POLICIAL

CARLOS ALBERTO PIRES - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

EDSON DA SILVA TORQUATO - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

PAULO CÉSAR HERBELLA PEREIRA - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

CLAUDIO MARTIRE LOPES - OFICIAL DE CARTÓRIO

FABIO GAMA REGO - OFICIAL DE CARTÓRIO

ITAECILA BRUM RUAS - OFICIAL DE CARTÓRIO

JOÃO GILBERTO DE NOVAES SIQUEIRA BRITTO - OFICIAL DE CARTÓRIO

RENATO DE MORAES - OFICIAL DE CARTÓRIO

ANDRE FELIPE DE SOUZA DA SILVA - INSPETOR DE POLÍCIA

ADRIANO FERNANDES BOTELHO DE ARAÚJO - INSPETOR DE POLÍCIA

CAMILO SALES D`ORNELLAS - INSPETOR DE POLÍCIA

CARLOS ALBERTO NEVES RODRIGUES - INSPETOR DE POLÍCIA

DAMIANA SAMPAIO DAS NEVES - INSPETOR DE POLÍCIA

DAVID BASTOS BIAGGI - INSPETOR DE POLÍCIA

DELMO FERNANDES BAPTISTA NUNES - INSPETOR DE POLÍCIA

FÁBIO SOARES LESSA - INSPETOR DE POLÍCIA

GILBERTO GALVÃO SCHEIFFER - INSPETOR DE POLÍCIA

JAIME DA COSTA MORAIS - INSPETOR DE POLÍCIA

JOÃO MARCOS ACCIOLI DA SILVA - INSPETOR DE POLÍCIA

JORGE PAULO RAMOS - INSPETOR DE POLÍCIA

LUCIENE SÁ DA SILVA - INSPETOR DE POLÍCIA

LUIZ COSTANTINO - INSPETOR DE POLÍCIA

MÁRCIO CARDOSO DE MORAIS - INSPETOR DE POLÍCIA

MARCIO MARQUES DA SILVA - INSPETOR DE POLÍCIA

PAULO ROBERTO DA COSTA GONÇALVES - INSPETOR DE POLÍCIA

RENATO GONÇALVES PEREIRA - INSPETOR DE POLÍCIA

ROGÉRIO TAVARES PEREIRA - INSPETOR DE POLÍCIA

ROSANGELA CHRISTINA PIMENTEL MARTINS - INSPETOR DE POLÍCIA

VALENTIM CALDEIRA DE SOUZA - INSPETOR DE POLÍCIA

WILSON DE FREITAS LIMA FILHO - INSPETOR DE POLÍCIA

ANDRÉ MARCO DE OLIVEIRA - INVESTIGADOR POLICIAL

MÁRIO SANTOS MELLO - INVESTIGADOR POLICIAL

PAULO HELENO DE OLIVEIRA - INVESTIGADOR POLICIAL

MARIA APARECIDA DIAS DA SILVA SOUZA - AUXILIAR DE NECROPSIA

 

HOMENAGEM EM VIDA

MEDALHA DEVOTAMENTO 2011

 

ALEXANDRE CAPOTE PINTO - DELEGADO DE POLÍCIA

JOSÉ LUIZ DE PINA - COMISSÁRIO DE POLÍCIA

RODRIGO DIAS SANTOS - PAPILOSCOPISTA POLICIAL

ANNIBAL JOSÉ DELLA LÍBERA - OFICIAL DE CARTÓRIO

JÚLIO CESAR PIMENTEL E SILVA - OFICIAL DE CARTÓRIO

ADALBERTO PEREIRA DOS SANTOS - INSPETOR DE POLÍCIA

BRUNO BARBOSA - INSPETOR DE POLÍCIA

BRUNO PACHECO PEREIRA - INSPETOR DE POLÍCIA

DAVID JOSÉ DE SOUZA - INSPETOR DE POLÍCIA

DEBORA FERREIRA DE BARROS CRISTINO - INSPETOR DE POLÍCIA

JANE LUZIA FREIMAN - INSPETOR DE POLÍCIA

LUIS ANTONIO DE SOUSA - INSPETOR DE POLÍCIA

LUIZ FERNANDO ANDRADE MARTINHO - INSPETOR DE POLÍCIA

MAURO SOUZA COSTA - INSPETOR DE POLÍCIA

TATIANE CARVALHO GONÇALVES - INSPETOR DE POLÍCIA

 

HOMENAGEM PÓSTUMA

MEDALHA DEVOTAMENTO 2011

 

MARCOS LUIZ LEITÃO - OFICIAL DE CARTÓRIO

RAFAEL ANNIBAL FERREIRA FARIAS - OFICIAL DE CARTÓRIO

ANDRÉ LUIZ DE QUEIROZ LIMA - INSPETOR DE POLÍCIA

MARIO SERGIO DE ARAÚJO MAIA - INVESTIGADOR POLICIAL

WALTER CARDOSO - INVESTIGADOR POLICIAL

 

CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO

 

- Fernando Oséas de Araújo Vasconcelos – Delegado de Polícia

- Roberto Blanco dos Santos – Delegado de Polícia

- Fernando da Silva Vidinha-Perito Criminal

- Alberto CarvalhoTeixeira – Comissário de Polícia

- Carlos Alberto Maulaz de Sá - Comissário de Polícia

- José Cavalcanti de Carvalho – Comissário de Polícia

- José Francisco Irmão - Comissário de Polícia

- Jurandi Marques da Silva – Comissário de Polícia

- Milton Antonio Correa – Comissário de Polícia

- Nelson Simões Correa Filho – Comissário de Polícia

- André Pinto Guimarães – Of. de Cartório Policial

- Roberto Reis – Of. de Cartório Policial

- Ari Carvalho Oliveira – Insp. de Polícia

- Genilson de Araújo Silva – Insp. de Polícia

- José Dias de Moraes – Inspetor de Polícia

- Veleda Dias de Oliveira – Escrevente de 1ª Classe 

Clique para ver outras imagens



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930