Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Pronta Reação

- O Dia


Editorial do Jornal O Dia, de 16/12/05

A polícia do Rio demonstrou a agilidade que a sociedade espera na segurança pública ontem, ao prender dos bandidos que 24 horas antes cometeram um crime muito pouco usual: assalto a 20 passageiros em vagão do metrô, o chamado ‘arrastão’. Era o medo da violência se instalando no único meio de transporte coletivo do Rio em que ainda havia alguma tranqüilidade.

O relativo ineditismo desse tipo de delito ressalta a importância da pronta reação policial, pois a rapidez e o sucesso das prisões são as mais eficazes ferramentas para desestimular a continuidade de crimes semelhantes. E o fato de os assaltantes terem sido presos justamente dentro de um vagão reduz a inquietação que a desagradável surpresa da véspera tinha imposto a todos os que usam aquele meio de transporte. É possível ir para o trabalho e voltar dele com segurança, enfim. Pelo menos naquele ambiente fechado em que é preciso passar por roletas para entrar e para sair.

Evidentemente, o trabalho em defesa dos passageiros do metrô não termina aí. A polícia e a empresa precisam agora manter um permanente grupo de trabalho para qualificar o sistema de segurança e agir preventivamente. Afinal, melhor que punir pelo crime é impedir que ele aconteça, garantindo que o assalto de quarta-feira nunca deixe de ser o que foi até aqui – uma rara exceção.

..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930