Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polícia Civil participa do lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack

Na ação os agentes estouraram uma central de “gatonet” com mais de mil pontos de distribuição

18/5/2012 - Camila Donato

Policiais Civis e Militares e agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASrealizaram, na manhã desta sexta-feira (18/05), operação no Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio, para implantação do projeto piloto do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack do Governo Federal. Durante a ação, que teve início àshoras da manhã, os agentes apreenderam um menor, em cumprimento a mandado de busca e apreensão pelo crime de roubo, estouraram uma central de “gatonet”, com mais de mil pontos de distribuição e recolheram mais de 80 usuários de crack.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias Nacional de Políticas sobre Drogas e de Segurança Pública, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura, o programa “Crack, é possível vencer” visa promover um plano de combater ao crack e recuperação dos usuários. A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, esteve no Rio e acompanhou de perto a ocupação daquela comunidade, que passa a ser monitorada por cerca de 150 homens da Força Nacional de Segurança.

A polícia do Rio identificou que a ocupação do Santo Amaro seria a mais apropriada para a implantação desse plano-piloto, por que é um importante ponto de distribuição de crack. A Força Nacional permanecerá aqui por tempo ainda indeterminado”, disse a secretária.

A ação contou com a participação de policiais das Delegacias de Combate às Drogas (DCOD), de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) e do Catete. A delegada Valéria Aragão, titular da DCOD, explicou o objetivo do programa. Esse é um projeto piloto que vai nos permitir estudar a postura dos usuários de crack a partir do cessamento do fornecimento da droga. Nosso foco aqui é atingir os dependentes e tentar recuperá-los”, destacou a delegada.

Clique para ver outras imagens



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930