Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Acadepol comemora seu centenário com entrega de troféus e lançamento de curso

A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (18/05)

23/5/2012 - Samara Melo

A Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) este ano está comemorando 100 anos. Para celebrar o seu centenário, uma série de eventos estão sendo realizados. Nesta sexta-feira (18/05), três eventos foram realizados, para comemorar o centenário.

Iniciando a cerimônia, foi inaugurada a Vitrine Expositora do Livro Centenário da Acadepol. O livro destina-se ao histórico da Escola de Polícia, nome da academia até a criação do estado da Guanabara, em 1960, quando tornou-se Academia de Polícia. Em 1884, a Lei 761 alterou o nome para Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, em homenagem ao delegado de Polícia Sylvio Terra, que, como consta no livro, foi idealizador do primeiro Plano de Treinamento e Estudo, em 1949. Entre os cursos do planejamento, estão o de comissário de Polícia e de Polícia Especial.

Autora da frase “Há 100 anos zelando pela formação profissional”, a comissária de Polícia, Maria Isabel Maia Marmello foi homenageada, recebendo um troféu. A oficial de cartório, Regina Célia Dias dos Santos, recebeu uma homenagem pelos seus serviços prestados na antiga biblioteca da Polícia Civil de 1985 a 1989 e na biblioteca da Acadepol de 1990 até hoje.

A segunda parte da cerimônia foi para premiar os vencedores do concurso “100 anos Acadepol em palavras”, do Núcleo de Treinamento, destinado aos alunos da rede de Ensino à Distância (EAD) da UNISPOL. Os servidores participantes criaram uma frase comemorativa respondendo a pergunta “O que a Acadepol representa para você, Policial Civil?”. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão julgadora, formada pela atual diretora da academia, delegada Jéssica Oliveira, e pelos ex-diretores, os delegados Celso Pereira Couto, Dilermando Amaro, Sérgio Eduardo Lomba de Araújo e Sérgio Simões Caldas. A frase vencedora será utilizada como assinatura institucional da ACADEPOL, em meios físicos ou digitais, durante o ano de 2012.

Os três primeiros colocados receberam uma placa comemorativa e um curso de inglês online, oferecido pela Fábrica de Cursos, empresa contratada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para prestação de serviços da rede EAD.

Para fechar o dia de comemorações, foi lançado o Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST), que tem como objetivo atender às demandas internacionais e nacionais, visando capacitar profissionais da área de segurança para atuarem em grandes eventos e atividades turísticas. Os objetivos são oferecer fundamentos e práticas, baseados em conceitos e padrões de excelência, usando o que existe atualmente de mais moderno no mercado internacional em relação ao tema, gerando oportunidades aos profissionais da área de segurança e de aprofundar conceitos e práticas específicas relacionadas aos planos de atendimento à população e aos turistas. As inscrições começaram no dia 21 e vão até o dia 1º de junho.

A cerimônia foi encerrada com um vídeo alusivo aos grandes eventos que serão realizados no Rio de Janeiro.

 

 

Vencedores do concurso “100 anos Acadepol em palavras”

 

- 1º lugar – inspetor de Polícia Eduardo da Conceição Silva, lotado na 21ª DP (Bonsucesso), recebeu o troféu de ouro das mãos da delegada Jéssica Oliveira, diretora da Acadepol

Frase: “A Acadepol é a casa onde se aprende a respeitar o indivíduo e proteger o cidadão”.

- 2º lugar – inspetora de Polícia Ana Maria Fernandes Pina, lotada no Posto Regional de Polícia Técnico Científica de Petrópolis, recebeu o troféu de prata das mãos do delegado Danton Moreira, da Assessoria Técnico Administrativa (ATA).

Frase: “Fonte do saber e mantenedora do orgulho de ser policial”.

- 3º lugar – comissário de Polícia Osias de Araújo Rodrigues, lotado na 64ª DP (São João de Meriti), recebeu o troféu de bronze das mãos do delegado Dilermando Amaro, da Acadepol.

Frase: “Um século de sucesso dedicado à formação e qualificação dos policiais civis do Rio de Janeiro”.



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930