Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polícia Civil realiza curso para capacitar agentes para os grandes eventos no país

Aulas começaram no dia 23 de julho deste ano. O objetivo é que 2.000 policiais e operadores de segurança façam o curso até 2016

16/8/2012 - Vanessa

Por Samara Melo

 

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro começou os preparativos para os grandes eventos que acontecerão no país, em especial no Rio de Janeiro, preparando os policiais e operadores de segurança para situações de risco durante os grandes eventos que serão realizados no país. Hoje, o Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST), coordenado pela Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), promoveu, pela primeira vez em todo o país, um treinamento simulando a ocorrência de um grande desastre durante um grande evento. Diante desta situação, como os agentes devem agir diante para proteger todos os participantes (população, autoridades de outros países, atletas, etc)?

Durante o treinamento, realizado no Estádio João Havelange, o Engenhão, cerca de 50 policiais civis, militares e operadores de segurança aprenderam , com a participação de figurantes, uma simulação de como eles devem agir em uma situação de um ambiente com multidão em confinamento.Do ensaio participaram 300 integrantes de uma empresa de segurança, e simularam uma torcida saindo da arquibancada diante de uma situação de conflito, orientados pelo professor da Coppe-UFRJ, Moacyr Duarte, especialista em catastrofes.

A simulação foi a última atividade do curso, onde os alunos puderam por em prática o que aprenderam na teoria, ao longo das aulas, que começaram no dia 23 de julho deste ano. Segundo a diretora da Acadepol, Jéssica Oliveira, as aulas foram direcionadas de forma diferente das habituais nas academias de polícia, por mostrar uma outra visão sobre a realidade do que são os grandes eventos e de como diferenças nesse treinamento, que capacita o aluno a lidar com situações diferentes das conhecidas. Nossa percepção é que o policiamento padrão, ordinário, a atividade ordinária das policias não se encaixam numa situação de grandes eventos. A situação de grandes eventos tem outros ingredientes que dependem de uma qualificação especifica e de uma mudança até de comportamento e revisão dos paradigmas para bem atender o público que estpa vindo para o nosso país e nossa cidade, que é no caso das Olimpíadas. E eu acho que o maior legado que nós vamos ter é o investimento no homem, na qualificação desses profissionais que diariamente contribuem pra a paz social e para a segurança pública”.

 

Curso conseguiu ultrapassar fronteiras

O comandante de Unidade de Apoio à Polícia de Portugal, Armando Hermínio Proença Baptista, participou da primeira edição do curso e elogiou a iniciativa da Acadepol. “Fico feliz de ver que as policias estão preocupadas em interagir e trabalhar em conjunto. Para nós na Europa e para o mundo, o Brasil é o Rio de Janeiro. Se acontece alguma coisa no Rio de Janeiro toma uma proporção no mundo muito maior do que em outros estados do Brasil. A Polícia Civil do Rio, através da Acadepol, teve uma iniciativa brilhante de juntar todas as forças. Aprendi mil coisas e fico muito feliz pelo Brasil dar esse passo, que também sou turista”.

 

 

 

 

O curso

 

Visando capacitar profissionais da área de segurança para atuarem em grandes eventos e atividades turísticas, a Acadepol está promovendo o Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST).  O curso instituído tem como meta atender as demandas nacionais e internacionais, capacitando os agentes em diferentes situações e peculiaridades que envolvam a segurança pública, visando os grandes eventos, como a Copa de 2014 e Olimpíadas 2016, Rock in Rio, entre outrosAté o início de 2016, a previsão é de que 2.000 policiais civis e operadores de segurança tenham realizado o curso, com quatro edições anuais.

 

Formatura da turma Lars Grael

 

A primeira turma do COGEST recebeu o nome de Lars Grael. O velejador é o patrono da turma e todas as outras que irão se formar, levarão o nome de um atleta de destaque no país. Os 47 alunos do curso se formaram, nesta sexta-feira (17/8), no auditório da sede da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL). A chefe de Polícia Civil, delegada de Polícia Martha Rocha, participou da cerimônia e parabenizou os formandos do curso.

A delegada ressaltou o bom momento do Rio de Janeiro, que será palco de grandes eventos nos próximos anos. “O Rio de Janeiro vive um momento muito especial, com uma agenda de eventos que poucas cidades viverão nos próximos cinco anos. Tivemos em 2012 a Conferência Rio+20, considerada pela ONU como a mais importante e melhor conferência mundial realizada, até o momento, no século XXI. Em 2013, nós estaremos com a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. Em 2014 com a Copa do Mundo e, em 2016, com as Olimpíadas".

Martha Rocha falou ainda da importância da integração de todas as forças para que o trabalho seja realizado com sucesso. "O que nós conquistamos com a Rio+20 é fruto da integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Forças Armadas, a universidade, as organizações que tramitam no transporte, na saúde e outros meios que também contribuem para a Segurança. Nós mostramos que sabemos conviver e trabalhar juntos. O curso é resultado desse momento feliz. Eu me sinto privilegiada de estar à frente da Polícia nesse momento. Se foi muito bom na Rio+20, nós temos com a nossa característica muito pessoal, dessa cidade, desse povo, de fazer, com certeza, os eventos que vão ficar no sentimento e na memória, não apenas daqueles que virão participar desses ventos, mas sobretudo de nós, que teremos a oportunidade de oferecer a essa população nacional e internacional aquilo de melhor que nós temos, nosso trabalho, nosso talento”, finalizou.

Clique para ver outras imagens



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930