Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Acadepol sedia seminário Saúde e Política de Drogas: a Polícia Civil no front do debate

O evento foi promovido em parceria com o Viva Rio

26/3/2013 -

A Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) sediou, na manhã desta terça-feira (26/03), o seminário “Saúde e Política de Drogas: a Polícia Civil no front do debate”, promovido em parceria com o Viva Rio. O evento teve como objetivo trazer para dentro da Instituição a discussão sobre a descriminalização dos usuários entorpecentes e a atuação da Polícia Civil, perante as possíveis mudanças na política de combate às drogas no Brasil.

A ideia desse evento surgiu de um encontro com o Coronel Ubiratan Angelo e o Viva Rio, onde ficamos sabendo que este tipo de espaço estava sendo aberto na Polícia Militar. Resolvemos trazê-lo para , para que o Policial Civil seja inserido nessa discussão, onde ele é o principal ator”, destacou a diretora da Academia de Polícia, Jéssica Almeida de Oliveira.

O simpósio foi dividido em dois painéis e uma mesa de debate. “A prática da Polícia Civil sob a legislação atual”, “O que muda se a lei mudacomo uma nova política de drogas poderá influenciar na prática do policial” e “A Polícia Civil no front do debate”.

Representante da LEAP (Law Enforcement Against Prohibition) no Brasil, organização de agentes da lei contra a proibição, a juíza Maria Lúcia Karam abriu os debates falando sobre o tema. “A legalização não é, nem pretende ser a solução de todos os males. Pretendemos abrir espaço para discutir esse assunto que afeta diretamente os policiais”, alertou ela.

O seminário contou com palestras dos delegados Orlando Zaccone, titular da 15ª DP (Gávea), e Valéria Aragão, titular da 6ª DP (Cidade Nova), além do diretor do Hospital Central da Polícia Militar, Coronel Médico Sergio Sardinha, do diretor da Academia de Polícia Militar Dom João VI, Coronel Íbis Silva Pereira, do coordenador de Segurança Humana do Viva Rio e do Coronel Ubiratan Angelo. O diretor do Viva Rio, Rubem César Fernandes, e o professor de Direito da FGV e ex- secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, apresentaram o a campanha “Lei de Drogas: É Preciso Mudar”, da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), em parceria com o Viva Rio, além da proposta de alteração da Lei de Drogas.

 

Para Zaccone, o tema merece atenção, que os policias são os principais envolvidos nesta discussão. Estamos no front da guerra e devemos estar no front do debate, que somos os principais afetados.”, concluiu o delegado.

 O evento contou ainda com presença do subchefe administrativo da Polícia Civil, Sérgio Caldas, da diretora da Academia de Polícia, Jéssica Almeida de Oliveira, do delegado Alexandre Magalhães, representando o titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Márcio Mendonça, entre outras autoridades.

 

Clique para ver outras imagens



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009 - Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro

Central de Atendimento ao Cidadão - tels.:(21)2334-8823 / 2334-8835 / Chat: https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.