Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Homenagem à RONALDO MAZZA RABELO

17/11/2016 - Assessoria de Comunicação

Compartilhamos a belíssima homenagem feita pelo Inspetor de Polícia aposentado Wagner Gomes

Mais conhecido por MAZZA, foi Guarda-Vidas comigo no extinto Corpo Marítimo de Salvamento (CMS), também conhecido popularmente por SALVAMAR.

No exercício da função, transmiti a ele muitos conhecimentos no ofício de salvar vítimas de afogamento nas praias cariocas.

Como Guarda-Vidas, primeiramente nas areias das praias cariocas, salvou da morte inúmeros banhistas.

Depois passou a integrar a equipe de salvamento de helicóptero da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA), onde, do ar, continuou salvando vidas no mar.

Com a extinção do SALVAMAR e a passagem para o cargo de Detetive, MAZZA continuou na CGOA, salvando afogados e adestrando os guarda-vidas do G-Mar/CBMERJ.

No incêndio do Edifício Andorinha, situado na esquina da rua Almirante Barroso com Av Graça Aranha, em 1986, juntamente com o Comissário RUBENS PALLADINI, pulou do helicóptero no terraço para salvar pessoas, dando mais uma vez mostras de sua coragem para, heroicamente, arriscar sua vida em troca do salvamento de outras.

Positivamente MAZZA foi um herói no mar e no ar.

É oportuno também lembrar do Guarda-Vidas FLAVIO MARTINS MOLINA, mais conhecido por MOLINA, que foi outro herói oriundo do SALVAMAR, que também integrou a equipe de salvamento do CGOA, que teve morte trágica, ao cair do helicóptero, de uma altura de 40 m, quando fazia uma demonstração, ao vivo, para o Globo Repórter da TV Globo.

MOLINA, especialista em diversas artes marciais, foi um dos introdutores do Muay Thai no Brasil. Foi também, segurança pessoal de Roberto Marinho e dos presidentes José Sarney e Fernando Collor.

O Hall de entrada da Chefia de Policia da PCERJ, leva o nome de FLAVIO MARTINS MOLINA, homenagem em memória do grande herói que enalteceu e honrou a instituição que serviu.

Assim, a FLAVIO MARTINS MOLINA agora, lamentavelmente, se junta RONALDO MAZZA RABELO, dois grandes heróis que iniciaram suas carreiras no Corpo Marítimo de Salvamento ( CMS )/SALVAMAR, que são dignos de mais homenagens por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Minhas condolências e homenagens aos nobres e heróis colegas, que espero se encontrem. Que Deus os tenha junto de si, porque foram homens DO BEM.

Wagner Gomes
Guarda-Vidas do SALVAMAR (1971-1984)
Inspetor de Polícia da PCERJ (1984-2012)
Aposentado em 2012"



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009 - Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro

Central de Atendimento ao Cidadão - tels.:(21)2334-8823 / 2334-8835 / Chat: https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.