Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Museu da Polícia Civil apresenta exposição sobre os 200 anos da Instituição

3/6/2008 - ASCOM/PCERJ

O chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, inaugurou, na quinta-feira (29/05), no Museu da Polícia, na Rua da Relação, 40, Centro, a exposição "200 anos de Polícia Civil no Rio de Janeiro - 1808 a 2008", que integra as comemorações pelo bicentenário da Instituição. A mostra retrata em painéis ilustrativos períodos da história da Polícia Civil desde a Intendência Geral da Polícia até os dias atuais.

- Eu acho muito importante que as pessoas venham a esses eventos porque se sentem responsáveis pela guarda e pela difusão dessas informações que, infelizmente, são guardadas sem muito cuidado. Daqui a 100 anos, quando o chefe de Polícia fizer a solenidade dos 300 anos de história da polícia, certamente vão olhar para trás e buscar no Museu da Polícia os fatos que contam a história da Instituição – comentou Gilberto Ribeiro.

O chefe de Polícia agradeceu o trabalho desenvolvido pelos policiais lotados no Museu e, principalmente, ao diretor do departamento, Cyro Advincula, por resguardar o patrimônio histórico da Polícia Civil, apesar dos poucos recursos à disposição.

"O Cyro é um empolgado nessa missão que abraçou e ninguém precisa cobrar dele qualquer tipo de iniciativa para melhorar este serviço que ele presta tão exemplarmente à Instituição", enfatizou o chefe de Polícia, logo após conceder a medalha Prima Interpares comemorativa do bicentenário da Polícia Civil ao inspetor de Polícia, Wilson da Costa Vieira Júnior, outro abnegado defensor do acervo do Museu e responsável pelo planejamento da exposição.

Durante o seu pronunciamento, Gilberto Ribeiro revelou estar negociando convênio com a Secretaria de Cultura do Estado com a finalidade de reformar o prédio onde se encontra instalado o Museu da Polícia e transformá-lo em um centro cultural. "Estou muito otimista. Pode ser um sonho, mas precisamos abraçar nossos sonhos e buscar realizá-los", frisou o chefe de Polícia.

Em seu discurso, o diretor do Museu, Cyro Advincula, agradeceu a todos os presentes e fez questão de destacar que grande parte do material pesquisado para compor a exposição foi pesquisada no acervo do Museu.

"O Museu tinha a obrigação de participar dessa data comemorativa dos 200 anos da Polícia Civil. Era uma idéia antiga promover essa exposição e com a percepção cultural e sensibilidade da nossa chefe de Gabinete, Patrícia Alemany, foi possível nós materializarmos esse projeto e também, é claro, com a ajuda do Wilson, um homem culto, cuja colaboração foi decisiva para que tivéssemos essa inauguração", comentou o diretor do Museu.

Também participaram da solenidade o subchefe de Polícia, Ricardo Martins, a chefe de Gabinete, Patrícia Alemany, o presidente da Associação dos Amigos do Museu da Polícia Civil, José Maria Herdy de Barros, entre outras autoridades.



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009 - Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro

Central de Atendimento ao Cidadão - tels.:(21)2334-8823 / 2334-8835 / Chat: https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.