Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Semana do Policial promove palestras de saúde da mulher

O evento contou ainda com uma oficina de auto-maquiagem promovida pela empresa de cosméticos Natura

28/9/2009 - ASCOM/PCERJ

Camila Donato

O cerimonial da Polícia Civil, a Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM) e o Hospital da Polícia Civil José da Costa Moreira (HPC) promoveram, nesta segunda-feira, o Seminário - Saúde da Mulher, sobre o Programa de Orientação Sobre Anticoncepção (PROSA) e Prevenção do Câncer de Mama. O evento em comemoração a Semana do Policial, foi realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL) e contou ainda com uma oficina de auto-maquiagem da Empresa de cosméticos, Natura.

Cerca de 300 inspetoras, comissárias e delegadas, além de alguns policiais, assistiram às palestras presididas pela diretora do Hospital, Silvia Helena Pinto de Araújo e pelo chefe do Departamento de Ginecologia do HPC, Cristus Pristivelis. Durante a solenidade 50 mulheres foram sorteadas para participar da oficina promovida pela Natura e ministrada pela esteticista Antonia Cecílio.

A diretora falou sobre os cuidados que as mulheres devem tomar para evitar gravidez indesejada e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “As mulheres se preocupam com a contracepção e evitar em ter filhos, mas acabam se esquecendo da prevenção contra as DSTs. Não há um método que seja eficaz para todas, mas é muito importante sempre usar a camisinha.” , lembrou a médica.

Doutora Silvia ressaltou ainda o papel da polícia no socorro a mulheres que tenham sido estupradas. “Mulheres vítimas de estupro devem ser encaminhadas pela polícia para os hospitais de referência, não só para tomarem o coquetel contra a AIDS, mas também para receber a pílula do dia seguinte e evitar uma gravidez indesejada.” , enfatizou a obstetra.

O médico Cristus Pristivelis levantou a importância do auto-exame das mamas e da visita periódica ao ginecologista. “O câncer de mama é a segunda doença mais fatal entre as mulheres, só perdendo para o câncer de pulmão, mas ele tem cura, quando diagnosticado logo no início. Para isso é importante que as mulheres façam o auto-exame com freqüência, além de procurar o ginecologista a cada seis meses.” , ressaltou ele.

Logo após as palestras a Natura ofereceu uma oficina de auto-maquiagem, onde as mulheres puderam conhecer técnicas para fazer a sua própria maquiagem. “Eu adorei a oficina, já tinha uma noção de maquiagem, mas aprendi muito aqui e achei muito mais fácil do que eu imaginava.”, disse a inspetora Juraciara Nunes da Silva, que serviu de modelo para a esteticista da Natura.

Dentro da programação em homenagem ao dia do policial, nesta terça-feira, a partir das 18h, acontece a Solenidade de Entrega das Medalhas Honra Fidelidade e Devotamento em comemoração ao Dia do Policial Civil, na ACADEPOL.

Clique para ver outras imagens



..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930