Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polícia Civil recebe 98 novas viaturas destinadas à delegacias do interior

O chefe de Polícia informou que as outras 152 novas viaturas serão entregues em janeiro

30/12/2009 - Taísa Fonseca

O chefe da Polícia Civil Allan Turnowski recebeu do secretário de Segurança José Mariano Beltrame, nesta quarta-feira 98 novas viaturas. Os veículos fazem parte do primeiro lote de 250 carros, da marca Renault, equipados com GPS, que vão reforçar a frota da Polícia Civil, nas unidades da Baixada Fluminense e do interior. O evento foi realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.

De acordo com o secretário de segurança, as viaturas fazem parte da reestruturação da Polícia Civil, que vem sendo realizada pelo governo do estado através da secretaria. O projeto visa ainda a contratação e a formação de novos policiais, além da criação da Cidade da Polícia, e do recém inaugurado Instituto Médio Legal.

Ainda segundo Beltrame essa é a primeira vez que as delegacias do interior receberão viaturas novas, comprovando as mudanças que estão sendo realizadas na instituição. “Antigamente pensava-se em sustentar a capital com recursos, seja materiais ou humanos, e a sobra ia para o interior. Esse paradigma está sendo quebrado. Essas viaturas irão compor a estrutura que a Polícia Civil vai ter. E essa nova cara vai estar pronta e estruturada até o fim de 2010. O IML já foi entregue, a Cidade da Polícia será concluída, o Programa Delegacia Legal estará presente em todas as delegacias e a questão das carceragens também serão resolvidas.” , enfatizou o secretário.

As 98 viaturas serão distribuídos para os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Mangaratiba, Angra dos Reis, Guarus, São João da Barra, Casimiro de Abreu, Quissamã, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Macaé , São Fidélis entre outras unidades. Todas as delegacias receberão no mínimo duas e no máximo quatro viaturas novas.

O chefe de Polícia explicou que a entrega dos novos carros contribuirão para a valorização do funcionamento das unidades do interior. “Fui chamado pelo secretário de segurança, e ele me contou que estava recebendo reclamações de que no interior as viaturas da polícia se encontravam em péssimo estado de conservação. Confirmei que essa era a realidade e ele, determinou que se comprassem imediatamente 250 novos veículos para o interior e a baixada fluminense.”, declarou Allan Turnowski .

O delegado ressaltou que a solenidade não representou apenas mas uma entrega. “Não se trata apenas em receber viatura, mas também de receber novos agentes. O secretário e o governador Sérgio Cabral conseguiram junto ao BNDES R$ 160 milhões para acabar de vez com o problema das delegacias tradicionais. Assim, poderemos transformar todas as delegacias do Estado em delegacias legais.” , disse ele.

O diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), Antônio Carlos de Carvalho, destacou que as novas viaturas vão agilizar o trabalho de investigação das delegacias dos municípios do interior. “É claro que as proporções são menores, mas temos municípios que cresceram muito. Nesses locais a criminalidade não deixa a desejar se compararmos com o que encontramos na capital. Os policiais que trabalham no interior também se sentem dignificados com esses novos equipamentos. O chefe de polícia e o secretário de Segurança estão sensíveis as demandas do interior. Eles sabem a realidade que temos aqui.” , admitiu o delegado.

Durante a solenidade Beltrame informou que a compra das 250 viaturas, além de mais 18 carros para os setores de perícia, foi financiada com recursos do convênio com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil. Allan Turnowsk anunciou que, em janeiro, chegarão as outras 152 novas viaturas, sendo que 50 delas serão destinadas às delegacias da Baixada. Segundo o chefe de Polícia, a distribuição dos veículos para cada unidade, será realizada de acordo com a demanda.




..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930