Site oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Instrutor da Policia quebra recorde mundial de descida vertical em corda

Felipe Leal, desceu o prédio RB1, de 33 andares em 14 segundo e 55 centésimos

27/10/2010 - Cinthia Souza

O instrutor da Polícia Civil, Felipe Leal, quebrou o recorde mundial em descida vertical em corda. No dia 13 de setembro, Felipe, desceu o prédio RB1, localizado na Avenida Rio Branco,1, centro da Cidade,de 33 andares,  em 14 segundos e 55 centésimos. Após, o instrutor quebrou o próprio recorde, descendo o mesmo prédio em 9 segundos e 57 centésimos.

 

O antigo recorde é do sueco Tony Berlung, que desceu em 34 segundos e 77 centésimos  de um prédio na cidade de Vasteras, no centro da Suécia. Segundo Leal, essa técnica de salvamento e intervenções foi desenvolvida em 1960, por policiais e bombeiros que precisavam descer dos helicópteros de maneira mais rápida. Ainda segundo o instrutor, essa técnica é utilizada por forças especiais do mundo inteiro, e no Brasil já foi inserida desde 1971 pelo Serviço Aéreo Policial da PCERJ passando pela antiga Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA).

 

De acordo com Felipe, a técnica vertical em corda tem como um de seus ícones e precursor no Brasil, o inspetor de polícia Flávio Molina “in memoriam”, que dedicou décadas a essa prática de salvamento. Atualmente a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, continua com os treinamentos dos agentes para atuarem em missões pelo Estado.



Assista o video

..:: Voltar ::..

Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro - 2009

Rua da Relação, 42 - Centro - Rio de Janeiro / Atendimento: 2332-9751 / 9844 / email: ascompcerj@gmail.com / Assessoria de Comunicação: 2332-9930