Policiais civis da 52ª DP (Nova Iguaçu) prenderam, nesta terça-feira (08/04), um dos maiores ladrões de cargas do estado. O autor foi localizado e capturado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, após trabalho de inteligência e monitoramento da distrital. De acordo com as investigações, o criminoso atuava principalmente no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele e seus comparsas abordavam caminhões em rodovias e, com uso de armas de fogo, obrigavam os motoristas a se dirigirem ao local do transbordo, onde a carga era subtraída e a vítima liberada. Os itens roubados eram levados para o Complexo do Alemão e usados para financiar as atividades ilícitas e disputas territoriais da facção criminosa da região.
Segundo os agentes, o criminoso possui uma extensa ficha criminal com mais de 18 anotações por roubo de cargas e tinha dez mandados de prisão em aberto. O homem chegou a ser preso em flagrante em 2017, mas foi posto em liberdade cerca de três meses depois. Durante a abordagem, ele apresentou um documento no nome do irmão, tentando se passar por mototaxista para evitar a prisão.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 480 presos, além de veículos e cargas recuperados, avaliados em cerca de R$ 35 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.