Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) desarticularam uma quadrilha especializada em extorsões no Sul Fluminense. A operação desta sexta-feira (18/04) foi realizada para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão, que acarretaram em três pessoas detidas, incluindo um policial civil. A ação contou com agentes da 6ª Corregedoria Regional de Polícia (CRP) e a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).
De acordo com os policiais, as investigações tiveram início a partir de denúncias, que relataram as ações indevidas de indivíduos que se identificavam como policiais civis e militares. O grupo realizava abordagens irregulares, retendo bens e documentos das vítimas e exigiam dinheiro para devolução.
Após trabalho de investigação, os agentes conseguiram identificar como o grupo criminoso atuava, sempre com ameaça e intimidação. Os criminosos usavam veículos descaracterizados, coagiam as vítimas e em alguns casos simulavam cumprimentos de mandados judiciais. Uma das vítimas relatou que só teve seus documentos devolvidos após efetuar pagamento sob ameaça.
Na ação foram apreendidas fardas, distintivos falsos, simulacro de fuzil, e aparelhos eletrônicos. Além dos três presos, há mandados de prisão contra outros dois homens, incluindo um policial militar. As diligências seguem para localizá-los e para identificar outros envolvidos, além de localizar novas vítimas.