Policiais civis da 58ª DP (Posse) prenderam um homem em flagrante, nesta quarta-feira (30/04), por roubo de uma motocicleta, e um menor foi apreendido. Os dois foram identificados a partir do iPol, ferramenta tecnológica da Polícia Civil que permite qualificar suspeitos e cruzar informações de inteligência.
Os autores foram localizados e detidos poucas horas depois do crime, no bairro de Austin, em Nova Iguaçu. As investigações apontam que a vítima foi abordada com arma de fogo por quatro homens, em duas motocicletas, na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, no bairro da Posse. Após o rápido trabalho de monitoramento do GPS da moto, foi possível encontrar o veículo. Os agentes solicitaram apoio de policiais militares e recuperaram a motocicleta roubada, além de apreender outras duas utilizadas no crime.
Durante a abordagem, os policiais foram atacados pelos criminosos, que conseguiram fugir. A partir dos dados obtidos na diligência, contudo, foi possível utilizar o iPol para chegar à identificação de dois dos autores.
O trabalho de investigação seguiu até que eles fossem localizados e capturados. O homem foi autuado por roubo majorado e corrupção de menores. Já o adolescente por ato infracional análogo ao crime de roubo. As investigações continuam para prender os demais envolvidos no crime.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 490 presos, além de veículos e cargas recuperados, avaliados em cerca de R$ 35 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.