NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Pará capturam três criminosas integrantes do Comando Vermelho

ASCOM - Assessoria de Comunicação

01/05/2025

Policiais civis da 64ª DP (São João de Meriti), em conjunto com agentes da Polícia Civil do Pará, deflagraram uma operação para frear a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho entre os estados. Na ação desta sexta-feira (02/05), três integrantes da organização foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Uma das capturadas ficou conhecida após circular na internet um vídeo em que ela aparece ostentando um fuzil em um baile funk, no Complexo da Penha, na Zona Norte da capital.

A Polícia Civil fluminense realizou um intenso trabalho de monitoramento e vigilância para capturar a criminosa. Os agentes localizaram a mulher em uma casa ao lado de um ponto de venda de drogas, na comunidade Morubá, em Cabo Frio. Ela foi flagrada pelos policiais vendendo entorpecentes no local. Segundo os agentes, ela estava refugiada no Complexo da Penha e, depois, na comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. No dia anterior, ela e as comparsas tinham buscado se esconder na Região dos Lagos.

As investigações apontam que a mulher atuava como "Recursos Humanos" da facção criminosa. Ela era responsável pelo cadastramento de novos membros na organização após uma espécie de análise criteriosa. Contra a criminosa, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Pará por integrar a facção naquele estado.

As outras duas capturadas exerciam funções mais secundárias. Uma atuava como "mula" da facção criminosa, sendo encarregada de transportar drogas entre favelas sem ser percebida. Já a outra detida era a responsável pela venda de entorpecentes na comunidade onde ocorreu a ação desta sexta.