NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Contenção: Polícia Civil desarticula provedor de internet clandestino na Zona Oeste

ASCOM - Assessoria de Comunicação

10/05/2025

A Polícia Civil interditou, nesta sexta-feira (09/05), um provedor de internet clandestino na Comunidade Pombo Sem Asa, Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. A suspeita é que o local seja controlado por uma facção criminosa que aliou a milícia para explorar a prestação de serviço.

A ação, que integra a "Operação Contenção", contou com policiais da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

De acordo com os agentes, no local, foram encontrados equipamentos de alta tecnologia, similares aos utilizados por operadoras oficiais de telecomunicações, no valor de cerca de R$ 70 mil. A suspeita é de que os equipamentos encontrados possam ter sua origem ilícita. Todo o material foi apreendido e levado à sede da 42ª DP onde passará por perícia para identificar a origem e rastrear fornecedores, financiadores e distribuidores envolvidos na rede criminosa.

A ação faz parte da "Operação Contenção", uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa, visando a expansão de facções criminosas na região.