NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Contenção: Integrantes de facção do Pará que atuavam na Gardênia são capturados

ASCOM - Assessoria de Comunicação

16/05/2025

Policiais civis da 34ª DP (Bangu) prenderam dois criminosos do Pará, que atuavam no tráfico e estavam envolvidos nas disputas territoriais de facções criminosas na Zona Oeste do Rio. A dupla foi detida, nesta quarta-feira (14/05), após troca de informações de inteligência com equipes da Polícia Civil do Pará. As investigações apontam que eles fazem parte de um braço do Comando Vermelho responsável pela "guerra" contra a milícia na região.

Os agentes foram informados sobre um ataque armado realizado por membros do Comando Vermelho no Jardim Bangu. Os policiais civis apuraram que criminosos, utilizando dois veículos, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra um território dominado por milicianos e, em seguida, fugiram em direção à Vila Kennedy.

Durante as apurações, as equipes tomaram conhecimento de que dois envolvidos no ataque foram feridos e socorridos para um hospital da região. Após troca de informações com a Polícia Civil do Pará, as equipes identificaram um dos internos como sendo a liderança de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas daquele estado.

Segundo investigações, tal grupo havia se estabelecido na área da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, após expulsão da milícia local. Pesquisas no sistema de segurança pública mostraram que a dupla possui registros criminais por tráfico de drogas e associação criminosa nos estados do Pará e do Rio de Janeiro, inclusive descumprindo medidas cautelares.

A ação faz parte da "Operação Contenção", uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa.