Policiais civis da 41ª DP (Tanque) esclareceram, nesta quinta-feira (15/05), um caso de falsa comunicação de crime registrado no dia 1º de maio. Um homem alegou ter sido vítima de roubo à mão armada, com prejuízo superior a R$ 13 mil em dinheiro e bens. A suposta ação criminosa teria ocorrido em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Durante a investigação, no entanto, os agentes constataram que a história era falsa. O objetivo do homem era aplicar um golpe para obter valores indevidos de seguradoras vinculadas a instituições financeiras, além de justificar a aquisição fraudulenta de um celular.
De acordo com a apuração, ele mesmo realizou o saque do dinheiro mencionado e, no dia seguinte, procurou a delegacia para registrar a falsa ocorrência. Para reforçar a versão, chegou a indicar uma testemunha inexistente, criada com o intuito de dar credibilidade ao relato.
O caso mobilizou efetivo e recursos da unidade policial, incluindo diligências em comunidades com atuação do tráfico de drogas. Após ser confrontado com as provas levantadas, o homem confessou a farsa.
Além da responsabilização criminal, a Polícia Civil irá comunicar o caso à Procuradoria Geral do Estado, com objetivo de buscar o ressarcimento dos recursos públicos empregados na investigação.