Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam duas pessoas em flagrante, nesta quinta-feira (15/05), acusadas de receptação de animais silvestre. As ações ocorreram em Realengo, Zona Oeste do Rio, e no bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte.
A primeira prisão ocorreu após diligencias para checar informações do Setor de Inteligência da unidade, que indicavam que no local eram realizadas rinhas de galo ilegais e que havia pássaros silvestres em gaiolas, sem anilhas e registro do Ibama. O responsável foi conduzido para a delegacia e autuado.
A segunda prisão ocorreu após apuração de denúncia que indicava que uma moradora estaria criando um macaco-prego sem as devidas licenças legais. Ao chegar ao endereço, as equipes foram recebida pela proprietária do imóvel, que admitiu a criação do animal e que não possuía autorização legal. Diante disso, ela foi conduzida para a unidade especializada e autuada.
Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e os autores responderão por receptação qualificada