Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (21/05), um traficante na comunidade da Muzema, na Zona Oeste. O criminoso era ligado à facção criminosa Comando Vermelho. Com ele, foi apreendido artefato explosivo, drogas e um rádio de comunicação.
A ação policial teve início nos arredores da comunidade da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, ambas dominadas pela mesma organização criminosa. Em seguida, o bando fugiu para as comunidades da Tijuquinha e Muzema.
Durante a perseguição, os agentes surpreenderam um grupo de traficantes vendendo material entorpecente na entrada de uma vila, na Muzema. Houve confronto e, após uma breve troca de tiros, os criminosos fugiram.
Durante as buscas, os agentes detiveram um dos traficantes, oriundo da Cidade de Deus e migrado, recentemente, para a Muzema. Com ele, foram apreendidos sete sacos com drogas, embaladas para venda, um rádio comunicador sintonizado na frequência da facção e um artefato explosivo improvisado (IED), com características semelhantes a uma granada.
O preso foi conduzido à especializada e autuado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de artefato explosivo e resistência.
A ação faz parte da "Operação Contenção", uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa.