Policiais civis da 10ª DP (Botafogo) prenderam, neste domingo (29/06), dois homens conhecidos por serem responsáveis por uma série de roubos de automóveis ocorridos em Botafogo e outras regiões da Zona Sul do Rio de Janeiro. Após um amplo trabalho de investigação, no qual foram colhidas provas como imagens dos crimes e relatos das vítimas, os agentes conseguiram identificar os autores.
Segundo apurado, eles agiam sempre da mesma maneira. O autor mais velho caminhava normalmente pela rua, aproximava-se de um veículo que estivesse estacionando, rendia o motorista com uma pistola e levava o carro. Enquanto isso, o segundo criminoso dava cobertura à ação.
As investigações apontaram que os suspeitos tinham preferência por vítimas do sexo feminino e utilizavam máscaras cirúrgicas, comuns no período da pandemia, para dificultar a identificação.
Um dos presos possui uma longa ficha criminal, com 32 anotações, diversos reingressos no sistema penitenciário, sendo o primeiro deles em 1993. Mesmo sendo sexagenário, continuava praticando roubos à mão armada em 2025, ou seja, 32 anos após sua primeira prisão.
Contra os criminosos, os policiais cumpriram mandados de prisão temporária pelo crime de roubo, cometido mediante concurso de pessoas e com o uso de arma de fogo.
As prisões foram realizadas nos bairros da Glória e da Leopoldina. Um dos criminosos estava com o veículo utilizado para cometer os crimes. As investigações continuarão para identificar o destino dos carros roubados, seus receptadores e outros eventuais crimes praticados pelos presos