Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deflagraram, nesta quarta-feira (16/07), uma operação que mirou criminosos envolvidos em diversos delitos, principalmente em roubos e receptação de cargas. A ação, que faz parte da "Operação Torniquete", aconteceu simultaneamente em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense, e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Ao total, 16 pessoas foram presas.
De acordo com as investigações, além de envolvimento em assaltos, os foragidos possuem ligação com tráfico de drogas e homicídios. As cargas roubadas tinham como principais destinos cidades dessas duas regiões, para serem "pulverizadas" junto a empresários e comerciantes locais, tanto dentro como fora de comunidades.
A ação desta quarta fez parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 550 presos, além de veículos e cargas recuperadas, avaliados em cerca de R$ 38 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.