Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam, nesta quarta-feira (16/07), o homem apontado como líder da milícia que atua em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo os agentes, o preso liderava a organização criminosa à distância, diretamente da Região dos Lagos.
A ação ocorreu após troca de informações do Setor de Inteligência, com a Polícia Militar, que indicaram que o criminoso estava escondido em São Pedro da Aldeia. As investigações, que contaram com apoio da 54ª DP (Belford Roxo), apontaram que o miliciano estava se sentindo acuado e, por isso, fugiu da Baixada para se esconder na Região dos Lagos. Desde então, ele atuava em uma espécie de "home office do crime", liderando o grupo remotamente. Mesmo à distância, ele ordenava as atividades do grupo, que praticava extorsões a moradores e comerciantes de forma violenta.
Após trabalho de monitoramento, o criminoso foi capturado, nesta quarta. Contra ele, os agentes cumpriram dois mandados de prisão preventiva.
As investigações continuam para localizar e capturar os demais integrantes da organização criminosa e desmantelar toda estrutura financeira.