Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) realizaram, nesta quarta-feira (23/07), mais uma ação da "Operação Torniquete”. O alvo é o grupo criminoso que atua na comunidade da Primavera, em Cavalcanti, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As diligências contam com apoio de agentes de delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
A operação foi fruto de trabalho de investigação e inteligência que identificou uma rede criminosa de roubadores de veículos que atua naquela localidade. De acordo com os policiais, a comunidade é utilizada como base para roubos e receptação de automóveis. O objetivo foi cumprir medidas cautelares, recuperar veículos produtos de crime e robustecer a investigação em andamento com novos elementos.
Um homem condenado por tráfico e associação para o tráfico de drogas e investigado por integrar o grupo de roubadores da localidade foi preso e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os agentes estouraram um local de desmanche, recuperam 10 motocicletas e dois carros e apreenderam peças de veículos e diversos equipamentos que eram utilizados de forma irregular. Em outra localidade, os policiais descobriram também um lugar para produção e armazenamento de drogas e apreenderam entorpecentes, terras para adubo e materiais químicos para a produção das drogas.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 550 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 38 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.