Policiais civis da 64ª DP (São João de Meriti) prenderam, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, um integrante de uma quadrilha de São Paulo especializada em crimes cibernéticos. Ele foi localizado, nesta sexta-feira (25/07), em um apartamento, com uma central clandestina de telecomunicações, usada para furtar dados e senhas das vítimas. A ação contou com apoio de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com os agentes, a escolha do local não foi por acaso, o criminoso instalou a antena em um local de grande movimento, principalmente de pessoas com alto poder aquisitivo. Com o equipamento ele se conectava a antenas de operadoras, assim, no momento em que as vítimas se encontravam próximas à equipamento clandestino, o sinal das operadoras era interrompido e o ataque acontecia.
O criminoso disparava mensagens com links fraudulentos fazendo-se passar por agências bancárias e empresas de pontos e milhas de cartão de crédito. Quando os usuários clicavam nesses links, eram direcionados a sites falsos destas instituições, onde eram solicitados dados cadastrais e senhas bancárias, na promessa de que as vítimas iriam receber prêmios.
Durante a prisão, desta sexta, o criminoso contou que o aparelho apreendido também podia copiar os dados bancários como as senhas de acesso ao aplicativo do respectivos bancos, caso alguém estivesse acessando dentro do raio de alcance. A investigação aponta que o autor era responsável por transmitir os dados furtados para os outros integrantes da quadrilha.
As investigações continuam para identificar os demais criminosos como também, eventuais vítimas.