Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta terça-feira (29/07), a Operação Tolueno que mirou uma quadrilha especializada em furto e receptação de solventes. O material, de uso controlado, era repassado para fábrica de tintas que utilizava ilegalmente na linha de produção. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em São Gonçalo, na Região Metropolitana; Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na ação, um homem foi preso, telefones e computadores foram apreendidos e seis lugares foram vistoriados.
As investigações tiveram início após a denúncia de uma empresa legalizada que foi vítima do grupo. Foi identificada a participação de funcionários no desvio de produtos químicos, que eram repassados para outros integrantes da quadrilha e, posteriormente, chegava à fábrica para produção de tintas. De acordo com os agentes, a quadrilha opera a cadeia criminosa há, pelo menos, um ano. Na fábrica, foi detectada a existência de material químico sem licença ambiental. O dono foi encaminhado à Decon e autuado por crimes ambientais e posse irregular de arma de fogo.
A venda deste material é controlada pela Polícia Federal devido à sua potencial utilização na fabricação de substâncias entorpecentes. O tolueno era o principal alvo do grupo criminoso, comum em tintas, thinner e removedores, mas também utilizado na produção de explosivos e drogas.
As investigações prosseguem para identificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos.