NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Rastreio: Polícia Civil prende comerciante vendendo celulares produtos de crime no Itanhangá

ASCOM - Assessoria de Comunicação

29/07/2025

Em mais uma ação da Operação Rastreio, policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca) prenderam em flagrante uma mulher que revendia celulares sem procedência confirmada no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. Ela comercializava os dispositivos em uma loja na comunidade da Vila da Paz. A detida foi autuada por receptação qualificada, nesta terça-feira (29/07).

A ação ocorreu após trabalho de investigação e análise de ocorrências de roubos e furtos na área de atuação da 16ª DP. Ao realizarem uma fiscalização em estabelecimento de manutenção e acessórios de celulares, os agentes localizaram 33 aparelhos expostos à venda. Nenhum possuía nota fiscal. Dentre os telefones apreendidos, dois foram identificados ainda no local como produtos de crimes; um roubo ocorrido em Guadalupe, no ano de 2021, e um furto no mês passado em São Cristóvão.

Os dispositivos apreendidos passarão por perícia. As investigações continuam para apurar o envolvimento de outras pessoas e possíveis receptadores na região.

A ação é parte da Operação Rastreio, maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações contínuas já resultaram em mais de 4,8 mil celulares recuperados. Destes, mais de 1.400 já foram devolvidos aos legítimos proprietários. Os demais passam por perícia e identificação para serem restituídos aos donos. Até o momento, mais de 300 integrantes da cadeia criminosa — roubadores, furtadores e receptadores — foram presos.