NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Rastreio: Polícia Civil deflagra ação fiscalizatória em lojas e apreende celulares na capital e na Baixada Fluminense

ASCOM - Assessoria de Comunicação

31/07/2025

Em ação de fiscalização no escopo da "Operação Rastreio", policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) apreenderam dois celulares, sem procedência e diversos acessórios falsificados. As diligências ocorreram nesta quarta-feira (30/07) e quinta (31/07) em lojas na capital e Baixada Fluminense.

De acordo com os agentes, as diligências aconteceram após trabalho de investigação e monitoramento da especializada. Na ação desta quinta, os policias fiscalizaram um estabelecimento comercial de revenda de celulares em Campo Grande, Zona Oeste. Foram encontrados 10 aparelhos expostos na vitrine, sem nota fiscal.

Na Baixada Fluminense, os policiais realizaram diligências em uma loja de manutenção e acessórios de celular, no Centro de Nilópolis. Na ação da quarta, foram encontrados dois celulares postos à venda, sem procedência.

Nas duas lojas foram encontradas capas, fones e carregadores falsificados. Os proprietários dos estabelecimentos foram intimados para prestar depoimento.

Os dispositivos apreendidos passarão por perícia. As investigações continuam para apurar o envolvimento de outras pessoas e possíveis receptadores na região.

As ações contínuas da "Operação Rastreio" já resultaram em mais de 5 mil celulares recuperados. Destes, cerca de 1.500 já foram devolvidos aos legítimos proprietários. Os demais passam por perícia e identificação para serem restituídos aos donos. Até o momento, são mais de 300 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.