Policiais civis da 29ª DP (Madureira) prenderam um homem em flagrante, nesta sexta-feira (01/08), por receptação de automóvel roubado. Ele foi capturado em Santa Cruz, Zona Oeste, durante diligências da "Operação Torniquete", que visa reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos.
A ação ocorreu durante diligências para apurar a denúncia de veículos roubados utilizados por milicianos de Sepetiba e Santa Cruz. Uma informação do Setor de Inteligência localizou o proprietário de um automóvel usado por criminosos da região. O legítimo dono relatou estar na posse do carro, mas estar recebendo diversas multas de infração de trânsito na Av. Brasil, altura de Santa Cruz.
Após intenso trabalho de monitoramento na Zona Oeste, os policiais identificaram um homem na posse de um automóvel com adulteração de sinal de veículo automotor. Durante a abordagem, os agentes constataram que o motor do carro pertencia a outro automóvel, que havia sido roubado em maio de 2024, em Santa Cruz.
Diante dos fatos, o condutor do veículo foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de automóvel. O detido será encaminhado ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.
Os delitos que a “Operação Torniquete” visa reprimir financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 580 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.