Em mais uma ação da Operação Torniquete, policiais Civis da 61ª DP (Xerém) prenderam, nesta sexta-feira (01/08), um homem que estava com um carro clonado. Ele foi capturado em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
De acordo com agentes, após denúncia de que um homem estaria comercializando veículos clonados, em Mantiquira, foram realizadas diligências para verificar a informação. No local, os policiais encontraram um carro, sendo que o proprietário não apresentou documentos, apenas as chaves.
Após consulta ao sistema, os policiais constataram que o emplacamento do veículo era do município de Pirassununga, em São Paulo, e que o QR Code na placa, pertencia a um outro veículo, produto de roubo. Além disso, os agentes identificaram que o motor apresentava adulteração e que, na verdade, corresponde a um outro veículo, também produto de roubo.
O criminoso foi encaminhado à delegacia e vai responder pelo crime de receptação qualificada. Ele possui, ainda, anotações criminais por receptação e estelionato.
Durante as diligências, foi realizado contato com a real proprietária do automóvel, que sinalizou que o seu carro estava estacionado em sua garagem e que já tinha registrado a clonagem.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 580 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.