Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), em conjunto com a Polícia Civil do Estado de São Paulo, deflagaram a "Operação Dead Shark", que tem o objetivo de reprimir a fabricação e comercialização de anabolizantes clandestinos em larga escala. A ação, desta terça-feira (05/08) foi realizada simultaneamente em 12 estados do país para cumprimento de 117 mandados judiciais, sendo 85 de busca e apreensão e 32 de prisão temporária. Quatro pessoas foram capturadas em endereços na capital e na Baixada Fluminense.
As investigações apontaram que a rede criminosa está em atividade há pelo menos cinco anos, operando por meio de laboratórios underground e rede logística estruturada. Os criminosos falsificavam e vendiam ilegalmente medicamentos controlados para diversos estados do país. A comercialização era feita diretamente a pessoas físicas, sem exigência de receita médica, por meio do site do grupo criminoso.
No Rio, as equipes da DRE cumpriram três mandados de prisões temporárias e seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados a organização criminosa, nos bairros Vila Cosmos, Zona Norte do Rio, em Guaratiba, Zona Oeste e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Além disso, um indivíduo que não era alvo da operação foi preso em flagrante por crime contra a saúde pública relacionados à falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos, ou medicinais. Durante as diligências, foram apreendidos nos imóveis dos alvos: medicamentos do tipo anabolizantes e emagrecedores, telefones celulares e notebook.