Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deflagraram, nesta segunda-feira (04/08), uma operação para combater os receptadores de cargas roubadas de eletrônicos. Os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em estabelecimentos em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, durante diligências da "Operação Rastreio", maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. A ação ocorreu para apurar os receptadores de cargas, em especial, de eletrônicos, tais como smartphones, tablets e notebooks. Os agentes diligenciaram em estabelecimentos comerciais situados em Nova Iguaçu.
Durante as diligências, foram apreendidas grandes quantidades de equipamentos eletrônicos, todos sem procedência lícita comprovada. Os equipamentos passarão por perícia para apurar a sua verdadeira origem. Os responsáveis pelos estabelecimentos identificados foram conduzidos até a sede da DRFC para prestar esclarecimentos.
As ações contínuas da “Operação Rastreio” já resultaram em mais de 5.200 celulares recuperados. Destes, cerca de 1.500 já foram devolvidos aos legítimos proprietários. Os demais passam por perícia e identificação para serem restituídos aos donos. Até o momento, são mais de 320 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.