Policiais civis da 74ª DP (Alcântara) estouraram, nesta quarta-feira (06/08), uma oficina clandestina de automóveis e prenderam três homens por receptação qualificada. A ação ocorreu no bairro Almerinda, em São Gonçalo, após trabalho de inteligência e informações do Disque-Denúncia.
De acordo com os agentes, foram realizadas diligências até o local, onde foram encontrados automóveis parcialmente desmontados e diversas peças com indícios de adulteração, supressão de sinais identificadores e numeração de chassi removido. Além disso, um dos veículos tinha o para-brisa danificado propositalmente, na tentativa de inviabilizar sua identificação e dificultar o rastreamento policial.
As investigações apontaram que o local funcionava como ponto estratégico de apoio para o crime organizado, abastecendo a rede de roubos e furtos de veículos que atuava em São Gonçalo e regiões próximas. Outros integrantes do grupo criminoso já foram identificados. As diligências prosseguem para localizar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 580 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.