Policiais civis da 40ª DP (Honório Gurgel) prenderam um casal em flagrante com peças de carros furtados. A dupla vendia as peças pela internet como se fossem de procedência lícitas. O homem foi localizado em Irajá, e a mulher foi capturada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A ação, desta quarta-feira (06/08), faz parte da "Operação Torniquete".
A investigação teve início a partir de monitoramento de publicações suspeitas em uma plataforma digital de vendas. Nas postagens, uma mulher comercializava peças de um automóvel furtado em julho deste ano na Zona Norte do Rio.
Durante diligências, nesta quarta, o marido foi localizado conduzindo um carro com diversas peças automotivas produto de crime. Na abordagem, constatou-se que parte da placa traseira estava ocultada com um adesivo. Já a mulher, foi localizada em uma residência, aparentemente abandonada, na Baixada Fluminense, que a dupla usava para guardar os carros. Os agentes encontraram dois veículos parcialmente desmontados no quintal, ambos produto de furto.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 580 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.