NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Contenção: Polícias Civil e Militar realizam ação contra a expansão territorial do Comando Vermelho na Grande Jacarepaguá

ASCOM - Assessoria de Comunicação

13/08/2025

Policiais civis e militares realizaram, nesta quarta-feira (13/08), uma operação contra a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. A ação ocorreu na comunidade da Gardênia Azul, que era dominada por uma narcomilícia e vem sendo alvo de disputas territoriais, com ofensivas cada vez mais violentas por parte dos narcoterroristas do CV. Doze bandidos foram presos, sendo dois seguranças de um dos chefes da facção criminosa na região e um ladrão de cargas foragido da Justiça. Além deles, quatro menores infratores foram apreendidos e seis criminosos foram neutralizados em confronto. Os agentes apreenderam quatro fuzis, quatro pistolas, revólver, munições, carregadores, granadas, rádios transmissores, vasta quantidade de drogas e cadernos de anotações do tráfico.

Além de conter a expansão, as diligências desta quarta tiveram o objetivo de forçar a facção a recuar, liberando o território. Para isso, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos Setores de Inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e 22ª DP (Penha), em uma verdadeira demonstração de integração entre as forças de segurança, visando alcançarem o objetivo comum.

A operação visou, ainda, ao cumprimento de mandados de prisão e à busca de elementos que ajudem a desmantelar completamente a atuação da facção criminosa na região. As diligências também representam mais uma reposta à morte do policial civil José Antônio Lourenço, integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), durante uma operação policial ocorrida na comunidade da Cidade de Deus, no dia 19 de maio.

A ação faz parte da "Operação Contenção", uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.