Policiais civis da 26ª DP (Todos os Santos) prenderam um homem acusado de integrar uma organização criminosa que pratica roubos de veículos. Ele foi capturado, nesta terça-feira (19/08), no Méier, na Zona Norte.
As investigações apontaram que o autor integra um grupo formado por diversos ladrões, que residem em comunidades influenciadas pela facção narcoterrorista Comando Vermelho. Além disso, ele é acusado de praticar diversos crimes na companhia de dois criminosos, que estão presos e são considerados os principais roubadores de veículos da região.
De acordo com os agentes, o autor chegou a ser preso em flagrante por policiais civis em maio de 2024 e encontrava-se em liberdade há aproximadamente quatro meses. Ele possui, ainda, 10 anotações criminais por roubo e associação criminosa.
Na ação, os policiais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e conseguiram localizar o criminoso no momento em que se deslocava da comunidade Camarista Méier para o Complexo do Lins. Ele foi conduzido à delegacia e vai responder pelo crime de roubo qualificado.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 600 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.