Policiais civis da 15ª DP (Gávea) prenderam três criminosos em flagrante, nesta terça-feira (19/08), que aplicavam golpes bancários em idosos. Os autores, que atuavam em diversos estados do país, foram detidos em um hotel, no Centro do Rio, após informações de inteligência e monitoramento.
De acordo com as investigações, os golpistas atuavam fora do horário bancário e se dividiam para ludibriar as vítimas. Dois dos criminosos se passavam por clientes e um terceiro fingia ser funcionário da agência para oferecer auxílio aos idosos durante as transações.
Ainda segundo o apurado, o falso funcionário trocava o cartão da vítima, repassando imediatamente aos comparsas, que iniciavam transações bancarias e compras em máquinas próprias. Em algumas situações, eram realizados saques das contas dos alvos, sem que os mesmos percebessem.
Os criminosos eram oriundos de São Paulo e aplicavam golpes em diversos estados. Ao tomar ciência de que o trio estava de volta ao Rio de Janeiro, os agentes da 15ªDP (Gavéa) realizaram uma operação para localizá-los. Eles foram autuados em flagrante por associação criminosa, furto mediante fraude e uso de documento falso.
Durante a ação também foram apreendidos o veículo utilizado pelos autores, uma falsa credencial de uma agência bancária e três máquinas de cartão de crédito, além do cartão de uma idosa, de 80 anos. Dois dos presos possuem quatro anotações por associação criminosa, estelionato e furto. O outro possui três passagens pelos mesmos crimes.