Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade (Deapti) deflagaram uma ação que interditou uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), em Santa Cruz, na Zona Oeste. A ação desta quarta-feira (20/08), em conjunto com a Vigilância Sanitária e Secretaria de Envelhecimento Saudável do município, resgatou 11 idosos encontrados no imóvel.
Os agentes foram até ao local após denúncias de que idosos estariam em situação insalubre. Segundo os policiais, o local estava em pleno funcionamento sem as devidas autorizações. No imóvel, os idosos estavam amontoados em condições desumanas, alguns com sinais visíveis de desnutrição, com possível necessidade de encaminhamento a unidades hospitalares.
Uma funcionária estava presente no imóvel, mas não possuía comprovação da capacitação técnica para atendimento. Diante das circunstâncias, o local foi interditado e a responsável, que se apresentou no local posteriormente, foi identificada e será indiciada pela prática de 11 crimes de exposição a risco da saúde de pessoa idosa, além de exercício irregular de atividade.