NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Torniquete: Polícia Civil estoura galpão clandestino de desmanche de veículos no Estácio

ASCOM - Assessoria de Comunicação

20/08/2025

Em mais uma iniciativa da "Operação Torniquete", a Polícia Civil estourou um desmanche de veículos roubados no Morro do São Carlos, no bairro do Estácio. O local era usado para armazenar, desmontar e preparar carros para revenda ilegal. Foram encontrados quatro veículos, diversas peças automotivas, placas, ferramentas usadas nos crimes e aparelhos celulares. A ação desta quarta-feira (20/08) foi deflagrada por agentes da 19ª DP (Tijuca) e contou com apoio da 6ª DP (Cidade Nova), 7ª DP (Santa Teresa), 23ª DP (Méier), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP).

As diligências ocorreram após quatro criminosos serem encaminhados por agentes da Polícia Militar à 19ª DP. A quadrilha foi abordada em atividade suspeita em um veículo alugado na Tijuca. No automóvel, foram encontradas ferramentas utilizadas para desmanche de veículos, duas chaves de carros e um equipamento para "resetar" o módulo dos veículos, dificultando a identificação do carro original. Durante as oitivas na unidade policial, o grupo ainda tentou subornar os agentes para evitar a prisão. Diante dos fatos, eles foram autuados em flagrante por associação criminosa, furto qualificado e corrupção ativa.

Após informações de inteligência e troca de dados entre policiais do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), foi constatado que os criminosos eram investigados pela participação em delitos relacionados ao roubo de veículos. Os agentes também identificaram um galpão utilizado pelos presos para realizar o desmonte dos automóveis e ineditamente diligenciaram até o local, na Zona Norte do Rio.

Durante as diligências, os policiais encontraram quatro veículos e uma enorme quantidade de peças e ferramentas especializadas. Dois automóveis foram constatados como produto de roubo na noite de terça-feira, sendo um na Freguesia, Zona Oeste, e o outro na Tijuca. O trabalho continua para qualificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos e identificar outros veículos produtos de crimes.

A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 600 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.