Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) realizaram, nesta quarta-feira (20/08), uma operação contra uma quadrilha que praticou uma fraude milionária envolvendo veículos. Os agentes encontraram 11 automóveis frutos de estelionatos em uma agência de locação, no interior de um shopping center do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, e mais 12 durante diligências posteriores. O responsável pelo estabelecimento foi preso.
Segundo as investigações, os criminosos aplicaram um golpe de quase R$ 6 milhões, envolvendo grupos multinacionais de investimentos e financiamentos. Uma empresa de fachada celebrou contrato milionário, no estado de Minas Gerais, para a aquisição de 76 veículos. A financiadora, porém, não recebeu qualquer valor de pagamento, e os carros desapareceram sem deixar vestígios.
Com o avanço das investigações, a equipe descobriu que a documentação utilizada para a celebração do contrato era falsa. A partir daí, os veículos passaram a ser rastreados e, com o cruzamento de dados de inteligência e informações obtidas em diligências de campo, foi identificado que parte destes automóveis estava transitando no estado do Rio de Janeiro, na região de Santa Cruz e adjacências. A apuração mostrou que os veículos poderiam estar sendo utilizados para rodar em aplicativos de corrida, a serviço da milícia local, que visaria angariar recursos a partir desta exploração.
A Draco identificou que alguns carros estariam sendo expostos para locação em um shopping no Recreio dos Bandeirantes. Os agentes se deslocaram até o local e confirmaram que os veículos estavam sendo locados por uma empresa. No local, foram identificados, ainda, materiais que abasteceriam uma oficina para a realização da manutenção dos veículos, uma vez que, considerando a sua natureza ilícita, não poderiam ser levados para as concessionárias e oficinas autorizadas.
Os agentes deram voz de prisão ao responsável no momento em que ele se preparava para realizar uma locação. Ao todo, 23 carros alvos do crime de estelionato foram recuperados. As investigações prosseguem para localizar os demais veículos, identificar a existência de outros sócios ligados a esta empresa e apurar a destinação financeira dos recursos obtidos com as locações dos automóveis apreendidos.