NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Polícia Civil prende proprietários de ferros-velhos clandestinos

ASCOM - Assessoria de Comunicação

26/08/2025

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta segunda-feira (25/08), dois proprietários de ferros-velhos clandestinos. Os homens foram detidos no bairro Tomazinho, em São João de Meriti.

Após trabalhos de inteligência e monitoramento da unidade, agentes realizaram uma ação de fiscalização nos estabelecimentos. Durante as diligências, os policiais civis encontraram materiais furtados e resquícios de crime ambiental.

Foram localizados cerca de 30 quilos de fios de cobre queimados, subtraídos de concessionárias de serviço público. No estabelecimento foi encontrado uma grande área de queima de materiais, repleta de resquícios plásticos e metálicos.

Os agentes constataram que os locais eram clandestinos e não possuíam CNPJ, alvará ou CER (Certificado de Estabelecimento de Reciclagem). Os responsáveis foram presos em flagrante receptação qualificada e crime ambiental.

A Polícia Civil, por meio da DRF e de outras delegacias da instituição, realiza ações diárias e contínuas para combater o furto de cabos e materiais metálicos. Desde setembro de 2024, mais de 310 ferros-velhos foram fiscalizados, com cerca de 100 responsáveis pelos estabelecimentos presos nestas ações. Neste mesmo período, mais de 267 toneladas de fios de cobre e materiais metálicos foram apreendidas pela especializada.

A DRF tem diversos inquéritos em andamento que investigam toda a cadeia criminosa, desde o furtador até as metalúrgicas, e as diligências seguem para responsabilizar criminalmente todos os envolvidos. Além disso, as ações visam também descapitalizar financeiramente os braços operacionais do tráfico, responsáveis por fomentar esse tipo de crime.