Em mais uma ação da "Operação Torniquete", policias civis da 34ª DP (Bangu) prenderam em flagrante dois homens que integravam uma quadrilha de roubo de cargas, nesta quinta-feira (28/08). A dupla foi capturada em Bangu, enquanto procurava novas vítimas. Segundo as investigações, o grupo esteve envolvido em pelo menos doze crimes.
Após trabalhos de inteligência da unidade, o grupo foi identificado e monitorado durante um mês. Segundo apurado pelos agentes, o roubo de carga acontecia em três etapas. Primeiramente, motociclistas do grupo realizavam a identificação das vítimas e o monitoramento de viaturas policiais.
Na segunda etapa, os autores eram responsáveis pela abordagem direta das vítimas, conduzindo os caminhoneiros para galpões e pontos de transbordo de carga. Por fim, a mercadoria, em sua maioria produtos alimentícios, era revendida no comércio informal e em lojas da região.
Na ação dessa quinta, dois integrantes do grupo foram detidos em flagrante, enquanto procuravam novas vítimas, em Bangu. Oito vítimas já compareceram à unidade policial e reconheceram os dois criminosos como responsáveis por roubos anteriores. Outro membro do grupo foi preso no início de julho deste ano.
A “Operação Torniquete" tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 610 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.