Policiais civis da 77ª DP (Icaraí), em ação conjunta com agentes da Polícia Federal, prenderam um criminoso por tentativa de homicídio. A captura ocorreu nesta segunda-feira (01/09), no Centro de Nova Friburgo, durante diligências no âmbito da "Operação Shamar", em combate à violência contra a mulher.
As investigações apontaram que, em 2021, o criminoso mandou matar a própria enteada, após uma discussão. Na ocasião, a mulher foi estuprada e enforcada com um fio de telefone pelo vizinho a mando do próprio padastro. A partir de diligências e troca de informações entre as polícias, foi possível precisar o paradeiro do foragido. Ele foi localizado em uma agência prestadora de serviços previdenciários no momento em que realizava perícia médica. Diante dos fatos, os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva.
A"Operação Shamar" é mais uma iniciativa do calendário do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim deste tipo de crime, e ocorre em parceria com forças de segurança de todo o país. A ação foi batizada em referência à palavra em hebraico para cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.