Policiais civis da 81ª DP (Itaipu) e agentes da Polícia Civil de Minas Gerais realizaram uma ação, nesta terça-feira (02/09), contra uma quadrilha especializada em golpes do empréstimo consignado. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em seis endereços ligados aos três investigados, em Niteroí e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. As diligências ocorreram para apurar a denúncia do crime de estelionato contra idosos e pensionistas.
Para aplicar os golpes, os criminosos usavam de engenharia social e ludibriavam as vítimas, afirmando que eles tinham o direito a uma devolução de valores relativos a juros abusivos cobrados em empréstimos anteriores, por meio de consignação em seu benefício previdenciário. A quadrilha informava que para receber o benefício era necessário que os idosos recebessem os valores contratados em suas contas, retirassem 10% e repassassem o saldo restante à empresa coordenada pelos golpistas que, posteriormente, devolveria aos idosos a quantia de forma parcelada.
Toda ação dos criminosos não passava de um golpe. Eles contratavam de forma fraudulenta um empréstimo em nome dos idosos, que descontava automaticamente da aposentadoria das vítimas. Os idosos, além de não terem a devolução dos valores retroativos de juros abusivos, adquiriram uma nova dívida, sem a sua ciência.
Na ação desta terça, os agentes apreenderam R$ 9 mil em espécie, máquinas de cartão, celulares, computadores, cofre e documentos diversos. As investigações continuam para esclarecer a participação dos criminosos na empreitada criminosa e identificar outros envolvidos.