NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Funcionário terceirizado de concessionária é preso por furto de cabos em Jacarepaguá

ASCOM - Assessoria de Comunicação

03/09/2025

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta terça-feira (02/09), um funcionário terceirizado de uma concessionária de telefonia por furtar cabos de fibra óptica de serviços essenciais. O criminoso foi autuado em flagrante no momento em que retirava cabos subterrâneos na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste. Ele se aproveitava da sua função para cometer os crimes.

De acordo com os agentes, o homem utilizava um veículo, onde foram encontrados cerca de 40kg de cabos subterrâneos pertencentes a outra operadora de serviço e cerca de 200 metros de cabos de fibra óptica da empresa que ele prestava serviço, além de outros equipamentos utilizados.

A especializada investiga o envolvimento do homem com uma rede criminosa voltada ao furto e receptação de cabos, responsável por prejuízos milionários às concessionárias de serviços públicos e transtornos diretos à população, que sofre com a interrupção frequente de serviços essenciais.

A Polícia Civil, por meio da DRF e de outras delegacias da instituição, realiza ações diárias e contínuas para combater o furto de cabos e materiais metálicos. Desde setembro de 2024 mais de 267 toneladas de fios de cobre e materiais metálicos foram apreendidas pela especializada.

A DRF tem diversos inquéritos em andamento que investigam toda a cadeia criminosa, desde o furtador até as metalúrgicas, e as diligências seguem para responsabilizar criminalmente todos os envolvidos. Além disso, as ações visam também descapitalizar financeiramente os braços operacionais do tráfico, responsáveis por fomentar esse tipo de crime.

As investigações continuam para identificar os demais integrantes da quadrilha e desarticular toda a cadeia criminosa envolvida nesses crimes patrimoniais de grande impacto.