Policiais civis da 55ª DP (Queimados) realizam, nesta sexta-feira (12/09), uma operação contra um grupo de milicianos que atua no município, na Baixada Fluminense. Eles estão envolvidos no homicídio de Jhonatan Gonçalves da Silva, ocorrido em agosto deste ano, no Parque Eldorado. Ação conta com o apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB). Até o momento, dois criminosos foram capturados.
No dia do crime, duas pessoas já haviam sido presas em flagrante. As investigações prosseguiram e o Setor de Inteligência da delegacia apurou que um dos envolvidos no crime estaria desaparecido desde um encontro com outros autores do homicídio. Além disso, outro dos envolvidos foi morto em um confronto entre milicianos de Queimados e de Nova Iguaçu.
Segundo apurado, na madrugada de 10 de agosto, um grupo de pessoas estava consumindo bebidas alcóolicas em um posto. Por volta das 5h, começou uma confusão entre dois milicianos e um homem foi agredido. Jhonatan se meteu e tentou defendê-lo. Ele conseguiu deixar o local, mas foi perseguido pelos autores, precisando se esconder em um imóvel vizinho.
Na tarde do mesmo dia, a vítima estava em sua residência com familiares comemorando o Dia dos Pais. Ele saiu de casa juntamente com um irmão e o pai para comprar cerveja em um depósito de bebidas na mesma rua. No estabelecimento, eles foram surpreendidos pelos milicianos, que os agrediram. Jhonatan levou um tiro no peito. Ele foi socorrido, mas não resistiu.
Após o crime, uma ação conjunta da 55ª DP com a Polícia Militar resultou na captura de dois dos envolvidos. Com o avançar da investigação, foi possível identificar os demais autores.
As equipes estão nas ruas para cumprir cinco mandados de prisão e 10 de busca e apreensão.