NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Polícia Civil neutraliza “dono” do TCP da Maré

ASCOM - Assessoria de Comunicação

26/09/2025

Em mais uma ação de inteligência, a Polícia Civil tirou de circulação um dos narcoterroristas mais violentos do estado. Edmilson Marques de Oliveira, o "Cria", foi neutralizado após atacar os agentes de segurança, nesta sexta-feira (26/09). A Subsecretária de Inteligência (Ssinte), a Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) deflagraram uma operação cirúrgica para evitar um ataque de narcoterroristas a uma comunidade rival, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Outros dois criminosos foram presos, e um fuzil e uma pistola foram apreendidos.

“A Polícia Civil já monitorava esse narcotraficante ligado ao Terceiro Comando Puro (TCP) há 60 dias. Nesta sexta, percebemos uma movimentação atípica no Complexo da Maré, mostrando que uma invasão ao Morro dos Macacos era eminente. O 'Cria' era considerado o homem da guerra, planejava as invasões e disputa territorial da facção. É um narcoterrista, responsável por dezenas de homicídio, extremamente perigoso e matava não só criminosos rivais, mas também moradores por simples desconfiança”, explicou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

Os agentes atuaram nas comunidades Vila do João e Vila dos Pinheiros e um helicóptero foi utilizado para fornecer suporte aéreo. De acordo com as investigações, os criminosos estavam levando o tráfico de drogas para próximo das escolas com o objetivo de afastar ações policiais. Além disso, informações de inteligências mostram que os criminosos estão escolhendo imóveis próximos a unidades de saúde e de educação. O 'Cria' foi localizado em uma casa ao lado de uma creche, quando resistiu à prisão e atacou os policiais.

De acordo com as investigações, ele é apontado como um dos três pilares do Terceiro Comando Puro no Complexo da Maré. Para tentar evitar a ação das forças de segurança, uma granada foi lançada em direção à Linha Amarela. O Esquadrão Antibomba da Core foi acionado e removeu o artefato explosivo, evidenciando as ações terroristas dos criminosos que não tem apreço com a vida da população.

“Isso é uma ação de terroristas. São criminosos que colocam barricadas e impedem o direito de ir e vir da população, que atacam uma delegacia, atiram contra pessoas que estão passando pelas vias expressas, que expulsam e executam pessoas simplesmente por sua religião. Não há outra definição do que terrorista. Esses criminosos são narcoterroristas e precisamos que a sociedade discuta isso”, afirmou o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, delegado Carlos Oliveira.

Em março deste ano o Terceiro Comando Puro da Maré teve mais uma perda significativa, o narcotraficante conhecido “Chocolate" outro dos três pilares da facção, foi capturado durante a Operação Espoliador, a maior já realizada no estado do Rio de Janeiro.