Policiais civis da 4ª DP (Presidente Vargas) estouraram um “call center”, que aplicava o golpe do falso empréstimo consignado, em Mesquita, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (07/08). O local, além de ser utilizado para a prática criminosa, era a residência de uma das seis pessoas presas na ação.
De acordo com as investigações, o esquema criminoso funcionava por meio de um software, vinculado a um discador, que disparava várias ligações ao mesmo tempo. Quando a potencial vítima atendia, o software já mostrava na tela os dados pessoais dela, que eram utilizados para induzi-la a contrair outros empréstimos, supostamente com juros bem menores, além da promessa de quitação do empréstimo anterior e devolução dos valores das parcelas já quitadas anteriormente.
A quadrilha solicitava ainda a foto da identidade da vítima, utilizada para finalizar os empréstimos de forma clandestina.
Durante a ação, seis criminosos foram presos. Também foram apreendidos computadores, celulares, anotações referentes a clientes e um roteiro que era utilizado pelos autores para convencerem as vítimas.